O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou da Bahia Farm Show, no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste  da Bahia e  aproveitou para experimentar o famoso e típico mel de cacau e chocolate artesanal 100% produzidos pelas Cooperativas do Sul da Bahia. Ao degustar a bebida e o doce itacareenses, foi perceptível a reação de aprovação dele, comprovando o sucesso da Cooperativa Agropecuária Sustentável da Bahia (COOPERAGRO), sediada em Itacaré, no Sul da Bahia, onde vem fazendo um trabalho de captação de novos produtores para ampliar a produção desse produto antes descartado na colheita do cacau, agregando mais uma fonte de renda para os pequenos produtores.

Os chocolates, confeccionados pela Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (COOPESSBA), sediada em Ilhéus, são produzidos através de nibs, pequenos fragmentos fermentados, secos e torrados da amêndoa do cacau de sabor amargo, que quando misturado a outros ingredientes se transforma no delicioso produto alimentício. Já o mel de cacau, produzido pela COOPERAGRO e obtido através do néctar que escorre do fruto do cacau, é semelhante ao suco feito com a polpa branca que envolve as amêndoas do fruto, de leve acidez, mas com adocicado mais intenso.

A Cooperativa está em parceria com o Governo Estadual e Federal para a instalação de uma agroindústria de beneficiamento do mel de cacau na cidade de Itacaré. Com isso, os produtos rurais começarão a ser beneficiados ainda nas fazendas, e deixarão de ser apenas fornecedores de matérias-primas para ganhar outros espaços no comércio nacional e internacional. A diretora da COOPERAGRO, Catiana Evangelista Sousa, salientou que a obra é de grande valia para o município. “A implantação dessa agroindústria fara com que alcançaremos mercados que não conseguimos por se tratar de um produto bastante perecível e bem artesanal, com o processamento conseguiremos até exportar para outros pais. E ainda trazendo emprego e renda para o município”, finalizou.