O governador Jerônimo Rodrigues se reuniu, nesta segunda-feira (5), em Barreiras, com cerca de 40 presidentes de consórcios e prefeitos da região Oeste. O evento, promovido pela Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC Bahia) e pela União dos Prefeitos da Bahia (UPB), foi realizado com o objetivo de avaliar as ações das entidades. Entre os temas tratados, estão o apoio aos consórcios, as ações em infraestrutura, saúde, segurança e educação.

 

“Fui convidado para dialogar e fazer a unidade em torno do fortalecimento das prefeituras e dos prefeitos do Oeste. Recebi as demandas postas hoje, e amanhã vamos encontrar o presidente Lula, para dialogar sobre investimentos para o desenvolvimento do Oeste do estado”, pontuou Jerônimo.

Para o prefeito de Castro Alves e presidente da FEC, Thiancle Araújo, o mais importante da reunião desta segunda (5) é a disposição do diálogo. “Consórcios, prefeituras e Estado, todos imbuídos no mesmo propósito, que é atender as necessidades do cidadão, daquele que está na ponta, aquele que mais precisa”, destacou Thiancle.

 

Quinho, prefeito de Belo Campo e presidente da UPB, reforçou que o municipalismo saiu fortalecido desse encontro. “Tivemos hoje aqui inaugurações de obras estruturantes para a cidade. Somos uma região pujante, com um agro fortíssimo. Amanhã, vamos articular e mostrar ao presidente da República que a Bahia é diferenciada”, afirmou o presidente da UPB, reforçando a importância de aproveitar a vinda de Lula à região.

 

Sala Lilás

Na oportunidade, o governador Jerônimo Rodrigues também entregou a Sala Lilás instalada no Disep, em Barreiras. O equipamento é o primeiro a ser implantado no interior do estado e foi idealizado para ser um local amigável, onde mulher e/ou criança fragilizada pela violência possa ser acolhida.

 

“Entregamos hoje – através da Secretaria de Políticas para as Mulheres e da SSP – esse espaço reservado, seguro, para a mulher poder fazer seu depoimento ou sua denúncia. Precisamos divulgar, avisar às mulheres do Oeste, que aqui ela vai ter essa garantia”, afirmou Jerônimo.

 

A Sala Lilás é parte das iniciativas estratégicas da Segurança Pública na Bahia, em conformidade com as políticas estaduais e federais de enfrentamento à violência contra a mulher, em consonância com o Decreto Estadual 21.975/2023 que institui o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher – PEEVCM – 2023-2032.

 

O equipamento conta com espaço recreativo “kids”, para entreter as crianças que acompanham suas mães, ou ainda, aquelas vítimas de violência. A ação fortalece a cobertura de unidades especializadas de atendimento à mulher em situação de violência, representando um avanço no combate a violência institucional.

 

A Coordenadoria Regional de Polícia Técnica de Barreiras atende as cidades de Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley, beneficiando mais de 400 mil pessoas.