A equipe de Urologia do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade integrante da rede da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), conveniada 100% ao Sistema Único de Saúde (SUS), realizou, nesta terça-feira (11), sua primeira ureterolitotripsia transureteroscópica, procedimento que consiste na remoção endoscópica de cálculo ureteral.

O médico intensivista Egídio Feitosa, diretor técnico do HRCC, explica que essa intervenção cirúrgica ocorre sem incisão (corte) e é indicada para remover pedras alojadas nos ureteres, dois órgãos tubulares que ligam os rins à bexiga. “Esse procedimento desobstrui o rim, possibilitando que o paciente volte a ter o funcionamento adequado do seu sistema urinário. Também pode sanar as dores que esse indivíduo sofre com esse cálculo ureteral”, ressaltou.

“Quero registrar que nossa unidade tem uma equipe especializada no serviço de urologia, com atendimento de emergência, serviço ambulatorial e procedimentos intervencionistas. Contamos também com equipamentos necessários para ofertar a melhor assistência aos pacientes usuários do SUS. Temos a orientação e o apoio da Sesab para atender a essas demandas”, concluiu.