O jornalista Roger Sarmento, da TV Santa Cruz, foi um dos palestrantes do Workshop de Comunicação e Saúde, promovido pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, nesta quarta-feira (5). O tema de sua conferência foi “Midia Training: sua liderança transformada em porta-voz da empresa”. No auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, gestores e funcionários da Santa Casa, além de jornalistas.

Segundo o palestrante, a relação dos profissionais de imprensa com os departamentos de empresas e instituições de saúde é das mais intensas, pois, muitas vezes, envolve a cobertura de conflitos entre pacientes e essas entidades.

“Talvez o que se aproxime disso seja o serviço de infraestrutura da cidade ou a empresa de água e saneamento, mas saúde acima de tudo, porque, quando as pessoas procuram os organismos de saúde, seja um posto de atenção básica ou uma instituição de média e alta complexidade, como é o caso da Santa Casa, elas querem atendimento imediato, parar de sentir dor na hora”, explicou.

Com vasta experiência no mundo da comunicação, Roger deu dicas sobre como as instituições e suas lideranças podem se manifestar de forma assertiva e clara. Situações que envolvem conhecimentos muitos específicos, por exemplo, devem ser esclarecidas por quem domina o assunto, aconselhou. “É muito importante que um especialista técnico fale. Não dá pra terceirizar certas coisas”.

Junto com a precisão do conhecimento técnico, continuou Roger, é fundamental que o representante escolhido para falar em nome da instituição use vocabulário comum, sem tecnicismo, para facilitar a compreensão dos assuntos ao grande público. “Você precisa falar de forma simples, de forma traduzida”, disse, tomando como exemplo os profissionais de saúde.

“Pode falar como você fala ao seu paciente. Imagina que o repórter é seu paciente, você vai explicar a ele a mesma coisa que você explicaria ao seu paciente, porque isso aí vai estabelecer, de fato, a comunicação. [A informação] não só vai sair de você, mas ela vai ser entendida por seu João e dona Maria, que é o que interessa”.

Quando são demandados a falar com a imprensa, os gestores não devem partir do princípio de que estão diante de um rival, enfatizou Roger Sarmento. “No momento que você está na posição de liderança, cai no seu coloco também a responsabilidade de comunicar esse serviço para os clientes. O repórter, o jornalista, não é seu adversário. Quanto mais fluida for essa comunicação com o profissional de imprensa, melhor será esclarecido o tema em questão”. (do Pimenta)