O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, administrado pela Fundação de Atenção à Saúde (FASI), vem realizando algumas adequações no abrigo de resíduos, com o intuito de atender as normas da resolução nº 222/2018 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O local nunca havia passado por reforma, desde a fundação do hospital. Com a falta de investimentos e estrutura física, o resíduo infectante ficava exposto a céu aberto, representando risco à população.

Uma reforma, iniciada em setembro do ano passado, com apoio da Prefeitura de Itabuna, mudou a realidade do abrigo de resíduos, principalmente quando ao armazenamento externo. “Tratava-se de um problema de saúde ambiental, considerando o risco de contaminação do ar, do solo e da água, além de expor diretamente os funcionários da higienização a acidentes”, declarou Guilherme Malta, engenheiro ambiental da unidade hospitalar.

“Atualmente, conseguimos melhorar o gerenciamento dos resíduos e, aos poucos, estamos atendendo todas as recomendações da ANVISA”, complementou. Segundo ele, a mudança trouxe mais dignidade aos colaboradores da higienização que atuam no local, com a otimização do espaço e tem criado condições para o desenvolvimento de programas de educação ambiental.

A prova disso é a parceria firmada com o Programa Recicla Itabuna. Com isso, materiais recicláveis como papelão e plástico, agora são armazenados para garantir mais qualidade desses materiais para a reciclagem. A coleta acontece uma vez na semana. Por mês, o Hospital de Base consegue encaminhar uma tonelada apenas de papelão para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabuna (AACRI).

A coleta de resíduos dos serviços de saúde é feita pela empresa TRR, periodicamente, seguindo todos os protocolos da ANVISA. “Com isso, o Hospital de Base consegue desenvolver uma postura sustentável e o apoio da gestão municipal tem sido essencial.

O diretor-presidente, da FASI, Roberto Pacheco Jr, reconhece os esforços da gestão do prefeito Augusto Castro que tem demonstrado preocupação com a saúde da população e com a questão ambiental”.