A última semana foi de grande conquista para a população de Caetité e demais municípios que utilizam os serviços da UNACON. Implantadas por Dr. Roberto Prates, médico urologista com vasta atuação na área, inclusive na capital baiana, os primeiros procedimentos, realizados pelo SUS, aconteceram na unidade. “Inaugurados, com sucesso, tratamentos modernos para uma doença que acomete de 12 a 14% da população, que é o cálculo do aparelho urinário. Doença mais comum em homem, e o seu não tratamento acomete o paciente a doenças crônicas, com necessidade de diálise etc”.

Dr. Roberto explicou ainda que na UNACON os pacientes serão tratados de várias formas, tanto de forma conservadora, como, agora, com o uso do laser, já instalado no hospital e em total atividade. “Tivemos a implantação do serviço de urolitíase, realizando as primeiras cirurgias de ureterolitotripsia e nefrolitotripsia, procedimentos esses que objetivam a remoção de cálculos renais via endoscópica. Somos o único hospital da Bahia a realizar esses procedimentos exclusivamente via SUS, com uso de aparelhagem moderna e laser”, explicou.

Os primeiros procedimentos foram realizados pelo também médico urologista Drº Alexandre Felipov, num enfrentamento de uma patologia com grande poder de destruição do aparelho urinário. “É um ganho absurdo para a população. Doenca de alto risco, e muito comum. Não há tanta disponibilidade, nem na Bahia, nem nos demais estados, tanto pelo volume de pessoas doentes quanto por conta dos profissionais especializados em cálculos”, disse ele.

Este é, sem dúvidas, mais um passo no fortalecimento da saúde pública na Bahia, com a ampliação e descentralização de serviços importantes, gerando mais conforto e saúde a 46 municípios. Para os próximos meses, estão previstos também a instalação da Ressonância Magnética e o serviço completo de Radioterapia.

Assim, a UNACON de Caetité, gerida pela Fundação Terra Mãe, em uma parceria com o Governo do Estado (iniciada com o Governador Rui Costa e em ampla continuidade com o atual Governador, Jerônimo Rodrigues), agradece ao Prefeito de Caetité, Valtécio Aguiar, e à Secretária Estadual de Saúde, Roberta Santana, e reafirma a sua importância como instrumento voltado para a saúde pública baiana.