A equipe do Programa Estrela da Paz (PROPAZ), representada pelas professoras Claudice Montargil, Mônica Gonçalves e Rita de Cássia Ferreira, realizou ações no Centro Educacional Infantil São Lourenço, no São Lourenço, e no Grupo Escolar Maria Pinheiro, no Bairro Maria Pinheiro. Com o intuito de levar ensinamentos e valores, os educadores realizam encontros, palestras e momentos de reflexão, que colaboram efetivamente com a comunidade escolar.

O PROPAZ é um programa da Rede Municipal de Ensino que conta com oito professores concursados que trabalham de maneira itinerante, levando este projeto que estimula harmonia, paz e a fé cristã a todas as escolas municipais de Itabuna. Durante o “Momento PROPAZ”, professores foram homenageados e os alunos participaram de um momento de reflexão, trabalhando a ética, cidadania e valores.

Quando exercia o 2º mandato como vereador de Itabuna, o atual secretário municipal da Educação, professor Josué Brandão Júnior, propôs a Lei nº 2.390, de 4 de abril de 2017, que instituiu o PROPAZ nas unidades escolares municipais. São atendidos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Educação Especial e PROEJA.

O secretário Josué Brandão Júnior, conta com o apoio do prefeito Augusto Castro, promove projetos como este, que fortalecem a Rede Municipal de Ensino. Além disso, a Secretaria Municipal da Educação está executando o mais arrojado projeto de requalificação de unidades escolares, já tendo sido entregues 86 de um total de 89 que passaram por obras de recuperação de telhados, pisos, redes elétrica e hidráulica e até ampliação.