No último final de semana, 28 mulheres líderes comunitárias com atuação no município de Uruçuca se tornaram Promotoras Legais Populares (PLPs), formadas na primeira turma do interior da Bahia. A formatura aconteceu, em Serra Grande, com a presença de representantes da Tabôa e de parceiros locais. A partir disso, as PLPs passam a atuar no auxílio voluntário a outras mulheres, orientando para o acesso a informações e caminhos para garantia de seus direitos, fortalecendo a rede de prevenção e enfrentamento da violência contra a população feminina.

Realizada pela Tabôa Fortalecimento Comunitário, a formação integra as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial de Serra Grande e Entorno, com foco no fortalecimento da agenda de equidade de gênero, que vem sendo trabalhada pela instituição nos últimos anos.

Com a conclusão do curso, as participantes iniciam a implementação de um  plano de atuação, construído de forma conjunta durante a formação, que inclui ações de disseminação de conhecimentos e de incidência para fortalecimento da rede de local de enfrentamento à violência de gênero. Dentre as ações previstas, estão  grupos de estudos, mapeamento de instituições e serviços que atuam na promoção e garantia de direitos das mulheres, além de apresentações em escolas, inicialmente para pais e profissionais, sobre o tema da equidade de gênero.

Karine Araújo, coordenadora do Programa de Desenvolvimento Territorial da Tabôa, explica que a organização vai continuar acompanhando as ações das PLPs na execução do plano de ação. “Esperamos que elas ampliem os espaços de diálogo dentro do território, auxiliando mulheres no acesso à justiça por meio de orientações e escuta, e fortaleçam a rede de enfrentamento à violência contra mulher, somando ao trabalho das outras instituições já atuantes”, afirma.

Para realizar a  formação, a Tabôa contou com a parceria técnica da organização Themis: Gênero e Justiça, que desenvolveu e dissemina a metodologia das PLPs em vários estados brasileiros. Somaram forças ainda a Prefeitura Municipal de Uruçuca, o Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade – GENI e IF Baiano – Campus Uruçuca e o Comitê de Combate à Violência Contra as Mulheres da Rede Mulheres do Brasil, de Itabuna.

Temas | Iniciada em julho, a turma de PLPs promoveu aulas sobre Democracia, Gênero e Justiça, Leis, Políticas Públicas e Atuação Comunitária e Democratização da Justiça. Além disso, realizou visitas técnicas ao Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), à Promotoria de Justiça e à Procuradoria Jurídica do Município de Uruçuca.

 

Fotos: Acervo Tabôa | Florisval Neto