Por Karen Póvoas

Há menos de 15 dias para a execução da Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cineclube Mocamba “Cinema Negro em Foco”, o coordenador do projeto, Cláudio Lyrio, e a assessora de comunicação e imprensa, Karen Póvoas (@karen.povoas), visitaram o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães de Itabuna para bater um papo com os alunos e distribuir o material de divulgação.

A diretora do Colégio, Ednailza Miranda Carvalho Aboboreira, elogiou a equipe pelo cuidado na elaboração da arte autoral, simbolizando uma pessoa negra com figuras que remetem ao audiovisual e à cultura da Região Cacaueira, a exemplo do cacau. A arte foi criada pelo artista visual Sebáh Villas-Boas, da empresa parceira do projeto, Paracé Stúdio Criativo (@parace_studiocriativo). “Olha a lindeza e o cuidado como está sendo trabalhado esse projeto?!. A gente está numa expectativa muito grande pra receber a Mostra Cultural Litoral Sul – Cineclube Mocamba “Cinema Negro em Foco”. Estamos ansiosos porque sabemos da importância desse projeto para a região, para os nossos alunos e professores. Comenta a diretora ao receber a camisa do projeto, além da faixa e cartazes.

Os alunos também estão na expectativa de participarem das sessões cineclubistas e da oficina de audiovisual. O estudante Jefter Júnio Santana Lima, de 15 anos, se empolgou e gravou um vídeo para o instagram do projeto, @mostra_cinemanegro, já ansioso em querer aprender mais sobre audiovisual. “Boa tarde pessoal! Meu nome é Jefter, estudo aqui no Colégio Modelo de Itabuna e tô ansioso pra participar da Mostra Cineclube “Cinema Negro em Foco”. ‘Vamo que vamo’!”. Disse Jefter sob olhares atentos dos colegas

A equipe bateu um papo com os alunos sobre a importância do cineclubismo nas escolas, da formação em audiovisual e relembrou sobre a data do evento. A Mostra Cineclubista Cultural Território Litoral Sul – Cineclube Mocamba “Cinema Negro em Foco” finalizará no Colégio Modelo de Itabuna, no dia 16 de novembro. Antes, o projeto vai ser realizado no Colégio Modelo de Ilhéus, nos dias 08 e 09, e no Colégio Polivalente de Itajuípe, dia 01.

Em todos os colégios, os 700 alunos atendidos terão a oportunidade de assistir à exibição de filmes (sessões cineclubistas), debater sobre os temas abordados e ainda aprender técnicas de vídeo (oficina de audiovisual e cineclubismo).

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Fundação Cultural da Bahia, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Siga o perfil do projeto no instagram @mostra_cinemanegro e acompanhe as ações.