As obras de projeto Mais Água para a Cidade, de ampliação do sistema de abastecimento de água de Itabuna, estão em ritmo acelerado. Os trabalhos foram iniciados no dia 11 de agosto e já foram implantados 700 metros de rede adutora e 500 metros de rede de distribuição entres os bairros Jaçanã e Novo Jaçanã.

De acordo com o presidente da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Raymundo Mendes Filho, o projeto Mais Água para a Cidade é o maior investimento em saneamento da história da cidade e depois de concluído vai solucionar em mais de 80 por cento o problema do fornecimento de água de Itabuna.

“A execução do trabalho está dentro do cronograma pré-estabelecido, é uma obra com previsão de ser finalizada em 18 meses, temos dentro do canteiro 90 por cento de todo o material que será utilizado no projeto e conforme o planejado vamos concluir no prazo previsto”, afirma Raymundo.

Já o prefeito Augusto Castro lembra que essa é uma das mais importantes obras para a cidade. “Desde que a empresa saiu das mãos do Governo do Estado e passou para o município, na década de 1980, as pessoas já sofriam com a falta de água. Gestões passadas realizaram obras pontuais, porém, o que estamos realizando vai eliminar o abastecimento intermitente e as pessoas terão agua em suas torneiras todos os dias”, garante Castro.

O Projeto

A execução da obra é da empresa C&R Engenharia Ltda, vencedora do processo licitatório. O projeto consiste na ampliação da estação elevatória de água tratada, na Estação de Tratamento de Água (ETA), no São Lourenço, com o acréscimo de duas motobombas. Além disso, haverá a instalação de 6.049 metros de rede adutora e pouco mais de 2 mil metros de rede de distribuição.

Nessa primeira fase da obra estão sendo investidos pouco mais de R$ 17 milhões. Em um segundo momento, haverá a implantação de dois grandes reservatórios com capacidade para armazenar três e cinco milhões de litros de água, respectivamente.