Estudantes do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc venceram cinco premiações durante a 29ª Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A exposição faz parte da programação do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) que já está em sua 45ª edição. Este ano, o congresso que é o maior da América Latina na área da Comunicação, ocorreu na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e reuniu milhares de estudantes, professores, pesquisadores e comunicadores de todo o Brasil para debater sobre a área.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação,  instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento das pesquisas em comunicação e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado, o evento acontece desde 1977. A Expocom, além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes. O Curso de Comunicação da Uesc vem se destacando com dezenas de premiações nos últimos anos, um reconhecimento da qualidade dos materiais produzidos.

Nesta edição, os discentes da Uesc concorreram em seis modalidades, ganhando cinco prêmios nacionais. Memento Vivere: lembre-se  de  viver, de Florisval Elias Neto, documentário que aborda questões sobre o envelhecimento de pessoas LGBTQIA+, foi o vencedor da categoria “Produção Audiovisual para Mídias Digitais”; Opá Ossain, o mistério mítico, que tem como objetivo fazer um resgate histórico e religioso de tradições orais do candomblé, dirigido por Paulo Roberto Ferreira Filho, foi o melhor “Programa Laboratorial de TV”, ambas produções orientadas pela professora Betânia Maria Vilas Bôas Barreto.

Na modalidade “Videoclipe”, o vencedor foi Mais um dia, de Henric Castro e orientação do professor Rodrigo Bomfim Oliveira, trazendo temáticas como rotina periférica, racismo e violência policial. Sábado à noite, curta-metragem do gênero suspense, de Camila Aguiar e Mabel Salvador, sob orientação de Julianna Torezani, levou o prêmio da categoria “Filme de Ficção em Vídeo”.

Como melhor “Produção Multimídia”, venceu o portal Vulcânicas de si, uma exposição fotográfica virtual que aborda as dores e os prazeres do ser mulher na atualidade, dos autores Lorena Borges e Gabriel Luz. Estudantes do Curso também participaram apresentando trabalhos acadêmicos no evento.

Os produtos vencedores da 29ª Expocom podem ser vistos de hoje até a próxima sexta-feira (30 de setembro), durante a 14ª Semana de Comunicação (Secom), no espaço de exibição no Centro de Entretenimento Universitário (CEU), no térreo do Pavilhão Adonias Filho. Também podem ser acessados através do site: https://premiadosuesc.wixsite.com/premiadosuesc.