O Colégio Adonias Filho, da rede estadual de ensino em Itabuna, promove nesta terça-feira, 20, a partir das 8 horas, o seminário “O engajamento da comunidade escolar frente à cultura da não violência”. O evento que acontece na área de convivência da escola abordará temas como “Justiça Restaurativa para a Cultura da Paz”, “Direitos de Família, Mediação, Conciliação e Meios Alternativos de solução de Conflito”, “Direitos da Família acesso e disseminação de direitos e obrigações dos entes familiares” ,  “Oficina do Espelho e Ronda para Jovens”, “Intervenção do Poder Judiciário em relação às crianças e adolescentes” e “Reflexões da violência política e eleitoral na sociedade”.

O Colégio Adonias Filho vem trabalhando propositivas e contra pontos acerca da violência desde o ano de 2017. Desde então, vimos discutindo e levantando temáticas sobre a Violência contra Mulher; Violência sob o olhar da segurança pública; Violência Psicológica; Violência e Sociedade; Violência Sexual; Violência de Gênero; Violência de Crianças e Adolescentes; Violência Cibernética; Violência Doméstica; Auto violência e o crescente desafio da conscientização acerca dos fatores que levam os jovens a comportamentos lesivos.

 

Por  intermédio da abordagem pedagógica do esporte com ênfase na violência esportiva, chegou-se à interpelação de que a referida temática pudesse versar com as demais disciplinas entendendo que os demais professores pudessem refletir e contribuir sobre os significados da violência e os motivos que levam a ela, bem como questões relacionadas à desigualdade social, segurança pública, estatísticas, ética e convívio com as diferenças, etc.

Assim, a violência é o conteúdo estruturante eleito a ser trabalhado no segundo semestre, desde então, com seminário para os discentes no mês de setembro, mês que se discute a violência.

O projeto amplia sua abordagem a cada ano, a fim de debater temas que extrapolem discursos de ódio nas torcidas, na eleição (quando for ano eleitoral), tendo como ponto de partida as relações humanas e a cultura de paz. A escola busca ampliar a discussão da cidadania que temos para a que queremos sem perder de vista a cultura da paz.

Esta ação tem como objetivo analisar o engajamento da comunidade escolar frente à cultura da não violência no que tange o autoconhecimento para a transformação social.