O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), afirmou nesta sexta-feira (16) que o forte avanço nos indicadores de educação no Estado, registrado pelos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacional do Ministério da Educação (Inep/MEC), “já era esperado”, pelo “forte trabalho que o governo fez na área, nos últimos anos”.

De acordo com o levantamento, as gestões dos governadores Jaques Wagner e Rui Costa elevaram, na média, 102% o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Fundamental II e em 30% para o Ensino Médio, fazendo a rede estadual de ensino alcançar o melhor índice da série histórica.

O deputado, porém, se disse “negativamente surpreso” com o desempenho de Salvador no levantamento. A capital baiana viu o Ideb de sua rede municipal – que abrange as séries iniciais do Ensino Fundamental – cair de 5,6, em 2019, para 5,4, em 2021. “Salvador está andando na contramão da Bahia”, afirmou. “É preciso que a Prefeitura acompanhe o ritmo do Estado, expandindo a rede, melhorando a infraestrutura, qualificando o professor, para que os resultados apareçam. Da forma como está, hoje, Salvador corre o risco de ficar para trás, porque a Bahia segue investindo forte na Educação.”