O Festival de Dança Itacaré divulga os espetáculos, oficinas e performances selecionados para a décima edição, que acontecerá em novembro. Foram 249 inscrições de 79 cidades das cinco regiões do Brasil, mostrando que a retomada após o período mais crítico da pandemia da Covid-19 reúne ainda mais entusiasmo por parte dos artistas da dança.

Na lista de selecionados, figuram propostas dos estados da Bahia, Piauí, Ceará, Minas Gerais e São Paulo. Publicado em ordem alfabética, o resultado da curadoria está disponível no site https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-X/.

A curadoria desta edição do evento foi composta por Arionilson Xixito, Miquiba Cruz, Valmilson Péricles e Verusya Correia, que se debruçaram durante 16 dias em uma análise minuciosa das propostas inscritas.

Tendo em vista o tema “Experiências dançantes”, o evento deste ano traz a perspectiva da dança do presente como um lugar de enunciação, uma situação concreta, que contempla incertezas, conflitos, além de visão não dicotômica do mundo. Assim, a equipe realizou em conjunto o desafio de escolher 10 entre tantos trabalhos de qualidade. “Os curadores se nortearam pelo recorte conceitual e pela lógica do Festival, que foram construídos considerando o conhecimento que vem sendo gerado ao longo de uma década de evento”, comenta Verusya, idealizadora do evento.

A equipe do Festival salienta, ainda, que outros modos de articulação e composição em danças têm se apresentado como resultado da presença de corpos dissidentes, dos estudos interdisciplinares, das pesquisas acadêmicas na arte, das lutas a favor das populações menos favorecidas, e de outros movimentos de resistência. E, assim como as performances, este encontro de dança em pleno sul da Bahia também se modifica para ser esse espaço de fruição das necessidades artísticas vigentes.

X Festival de Dança Itacaré – Acontecerá entre os dias 05 e 11 de novembro, nas cidades sul baianas de Ilhéus e Itacaré. É uma realização da Associação Comunidade Tia Marita, apoio institucional da Casa Ver Arte e apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Informações sempre atualizadas podem ser acessadas no site https://festivaldedancaitacare.com.br/ANO-X/ e nas redes sociais em @festivaldedancaitacare.