Nesta sexta-feira,  dia 9,  acontecerá no Assentamento Terra Vista em Arataca a aula inaugural do  curso de  Especialização em Educação do Campo, no núcleo de extensão da Universidade do Estado da Bahia-UNEB.

 

O Assentamento Terra Vista é destaque nacional e internacional na luta pela reforma agrária e pela transição agroecologia. Assentamento do MST localizado no Sul da Bahia, possui 900 hectares e é ocupado por 52 famílias. O assentamento tem duas unidades escolares o Colégio Florestan Fernandes e o CEEP da Floresta do Cacau e do Chocolate Milton Santos.

 

Um chocolate de origem que já foi apresentado no Salon du Chocolat de Paris e  é conhecido em vários países do mundo é produzido na fábrica-escola fábrica situada no próprio assentamento, mantida pela Secretaria da Educação da Bahia.

“Quando ocupamos essa área transformamos a melhor casa em uma escola, fizemos um juramento que aqui nós teríamos nossos próprios doutores, formados aqui, estamos no caminho e triunfaremos nessa direção”, destaca Joelson Ferreira, liderança do Terra Vista. “Aqui já formamos a primeira turma de Agronomia, a primeira turma especialista em Agroecologia, centenas de técnicos em Agroecologia, Zootecnia, Agroindústria, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. O revolucionário aqui há de se tornar cotidiano”, afirma Joelson.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO