dr drSerá realizada no Auditório do Centro de Arte e Cultura Paulo Souto, na UESC,  no dia 26 de maio, às 18h40min uma palestra sobre “O Audiovisual e a Educação”, ministrada pelo jornalista, professor, crítico, diretor e roteirista de cinema Dr. Sérgio Rizzo.

 

A atividade tem como objetivo propiciar contribuições para a formação científica e cultural de estudantes dos cursos de licenciatura da UESC, de instituições do ensino superior de Ilhéus e Itabuna, de escolas da Educação Básica regional e de todas as pessoas interessadas em aprofundar conhecimentos sobre recursos didáticos na escola e na sala de aula.

 

O evento é organizado pelo projeto Teatro Popular e Interculturalidade, ação extensionista do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, com o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UESC – PROEX.

Os interessados em participar da atividade podem se inscrever, entre 09 e 24/05/2022, preenchendo a ficha anexa ao Edital de abertura de inscrições do evento nº 049/2022, enviando-a para o e-mail teatropopularuesc@hotmail.com.

 

No dia seguinte, 27,  às 19 horas, Dr. Sérgio Rizzo participará de uma Mesa Redonda com o tema “Cinema e História”, no auditório do Pavilhão Waldir Pires/UESC, para estudantes e docentes do Curso de Graduação e do Mestrado em História, professores e alunos de escolas da Educação Básica regional e convidados.

 

No sábado, 28,   às 19 horas, o Dr. Sérgio Rizzo fará parte de uma Roda de Conversas acerca da Produção de Audiovisual com Recursos Digitais, no espaço Ocupaê, Bairro Nossa Senhora da Vitória, em Ilhéus. Participarão da atividade Grupos de Teatro Popular do sul da Bahia; integrantes do Projeto: Processos Drag no Interior da Bahia; Grupo Teatro/Circo Maktub; membros da Companhia Circo da Lua (Serra Grande); componentes do Teatro & Fantasia, de Itabuna; artistas da região sul baiana.

 

 

2 SOBRE O CONVIDADO

 

Sérgio Alberto Rizzo Junior concluiu graduação em Jornalismo no ano de 1986. Possui mestrado em Artes/Cinema pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), onde fez também o doutorado em Meios e Processos Audiovisuais, com tese defendida em 2011.

Professor universitário desde 1991, exerce a docência, também, na Academia Internacional de Cinema (AIC) e nas áreas de graduação e pós-graduação da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Ministra cursos livres sobre a história e a linguagem do cinema no Espaço Itaú de Cinema, na Casa do Saber, na Livraria Cultura, em unidades do Sesc e em outros espaços culturais. Nos últimos anos, ministrou palestras em diversas cidades brasileiras e também nos EUA (Harvard University), na França (Sorbonne) e em Portugal (Instituto Politécnico do Porto, Universidade de Coimbra, Festival Filmes do Homem), e participou da Bergman Week (realizada pelo Bergmancenter, na Suécia). Atuante na imprensa desde dezembro de 1981, o jornalista Sérgio Rizzo é hoje crítico de cinema do jornal O Globo e colaborador de outras publicações, como o jornal Folha de São Paulo. É produtor associado da produtora de audiovisual Parece Cinema, diretor do documentário de curta-metragem Passo (2018), prêmio de melhor montagem no Fest-Aruanda de 2018, em João Pessoa (PB), e do segmento brasileiro do longa-metragem colaborativo A Living Tree, Means a Living Planet (2019). Integra o comitê de seleção do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários.

Autor de Cinema e Educação – 200 Filmes sobre a Escola e a Vida (Segmento), Família e Educação – Quatro Olhares (Papirus) e Vitória – Ayrton Senna (Melhoramentos), além de colaborador em coletâneas como: Cinema e Psicanálise (nVersos), Os Filmes que Sonhamos (Lume), Futebol, Comunicação e Cultura (Unesp/Intercom), Coleção Folha Clássicos do Cinema (Moderna/Folha de São Paulo), 100 Melhores Filmes Brasileiros, Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais, Animação Brasileira – 100 Filmes Essenciais e Curta Brasileiro – 100 Filmes Essenciais (os quatro pela Letramento/Abraccine/Canal Brasil) e em catálogos de mostras e retrospectivas dedicadas a Ingmar Bergman, Woody Allen, Stanley Kubrick, Quentin Tarantino, Luchino Visconti e irmãos Dardenne.