Anderson Nassif, catador, Sócio fundador da Cooperlol, Membro da articulação estadual do MNCR-SP, Assessor técnico da Ancat  e Diretor da Rede Anastácia de Cooperativas


Anderson Nassif, catador, Sócio fundador da Cooperlol, Membro da articulação estadual do MNCR-SP, Assessor técnico da Ancat e Diretor da Rede Anastácia de Cooperativas

Acontece, de 22 a 31 de outubro, a Semana Lixo Zero 2021, evento desenvolvido nacionalmente pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e localmente pelos embaixadores, que este ano traz em seu bojo o tema “DIGNIDADE”. Na justificativa do tema, o ILZB destaca:

“Somos LIXO ZERO porque respeitamos tudo o que consumimos, sabemos que uma simples embalagem de plástico tem o seu valor. Quando somos capazes de enxergar esse valor, entendemos que repensar o consumo, destinar corretamente os resíduos, separando e limpando, se torna uma forma de tratá-los com DIGNIDADE, gerando oportunidades para sociedade, um ambiente livre de resíduos e renda para estimular esse tipo de atividade. A partir da correta separação e destinação dos nossos valorosos resíduos, também damos DIGNIDADE às pessoas que fazem sua renda a partir deles. Quando se trabalha com lixo se faz apenas o básico, mas quando se trabalha com reciclagem de resíduos, você se torna parte de uma enorme rede em prol da sustentabilidade.”

 

Priscilla Costa (embaixadora institucional ILZB Bahia), Kadmo Côrtes (vice-presidente do ILZB) e Claubert Santos (gestor de comunidades do Hub Nacional da Juventude Lixo Zero).

Priscilla Costa (embaixadora institucional ILZB Bahia), Kadmo Côrtes (vice-presidente do ILZB) e Claubert Santos (gestor de comunidades do Hub Nacional da Juventude Lixo Zero).

De acordo com a definição da Zero Waste International Alliance (ZWIA), “Lixo Zero é a conservação de todos os recursos por meio da produção, consumo, reutilização e recuperação responsável de produtos, embalagens e materiais sem queima e sem descarte para a terra, água ou ar que ameacem o meio ambiente ou a saúde humana”.

 

Em depoimento, Priscilla Costa, embaixadora institucional do ILZB responsável pela disseminação do conceito lixo zero na Bahia, afirma que “nunca foi tão importante falar sobre dignidade e ela tem tudo a ver com o lixo zero”. Ela destaca que, no momento em que tanto se discute na Bahia sobre a regionalização de aterros sanitários, a população precisa saber que existe outra solução que não envolva enterrar dinheiro, mas sim recuperá-lo por meio da Economia Circular. “Se pensarmos que, com o Sistema Lixo Zero, podemos gerar até 6x mais empregos, economizar recursos públicos e viver uma cultura de consumo consciente, daremos o devido valor aos agentes socioambientais que, diuturnamente, dedicam suas vidas a cuidar dos resíduos que nós geramos. Isso, sim, é dignidade”, relata Priscilla.

 

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA LIXO ZERO 2021 NO LITORAL SUL DA BAHIA

 Priscilla Costa (embaixadora institucional ILZB Bahia), Rodrigo Sabatini (presidente do ILZB) e Claubert Santos (gestor de comunidades do Hub Nacional da Juventude Lixo Zero).


Priscilla Costa (embaixadora institucional ILZB Bahia), Rodrigo Sabatini (presidente do ILZB) e Claubert Santos (gestor de comunidades do Hub Nacional da Juventude Lixo Zero).

Este ano, a SLZ, como carinhosamente é chamada dentro do movimento lixo zero, está sendo considerada o maior evento lixo zero do mundo e os embaixadores de Una, Itabuna, Ilhéus e Canavieiras se uniram para realizar uma programação a nível regional. Algumas atividades serão presenciais, mas, seguindo a tendência mundial, os coletivos lixo zero do Litoral Sul da Bahia oferecerão, também, atividades híbridas (presenciais com transmissão ao vivo) e virtuais, com destaques para:

– Webinário “Cidades Sustentáveis e Novas Economias”;

– Webinário “Lixo Zero como diferencial competitivo nos negócios”;

– Live Show Lixo Zero com artistas e influenciadores de vários lugares do Brasil;

– Encontro Nacional de Catadores, uma parceria com a Associação Nacional de Catadores.

 

Todas as atividades híbridas e virtuais da região serão transmitidas pelo canal da Lixo Zero TV no Youtube.

A programação completa de cada cidade e as respectivas inscrições estarão disponíveis, a partir de hoje, nas redes sociais @unalixozero e @itabunalixozero.

Influenciadores que estarão na programação: Priscilla Costa e Claubert Santos (@sejaecolev) Nicole Berndt (@casasemlixo) Flávia Cunha (@casacausa) Rafael Kissel (@sili.cup)

Influenciadores que estarão na programação:
Priscilla Costa e Claubert Santos (@sejaecolev)
Nicole Berndt (@casasemlixo)
Flávia Cunha (@casacausa)
Rafael Kissel (@sili.cup)

Para mais informações sobre a Semana Lixo Zero 2021 do Litoral Sul da Bahia, acesse https://linktr.ee/unalixozero