proate (1)Na manhã desta quinta-feira, dia 29, no Teatro Municipal Candinha Dórea, a Prefeitura de Itabuna apresentou as primeiras ações do Programa Cidade Empreendedora – edição 2021, disponibilizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) por meio de convênio.

Neste ano, Itabuna foi a primeira cidade da Bahia a assinar o termo de parceria com o Programa “Cidade Empreendedora”, do Sebrae, que tem como objetivo incentivar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas da cidade. Na manhã de hoje se deu os primeiros passos para execução deste amplo programa.

A abertura da solenidade foi presidida pelo prefeito Augusto Castro, com a posse dos conselheiros do Comitê de Gestores Municipais. O Conselho conta com representação de integrantes da Administração municipal e da sociedade civil organizada, a exemplo da CDL, ACI, Sindicom, Sindicato dos Contabilistas e Técnicos da Região Sul da Bahia, Loja Maçônica 28 de Julho e Rotary Club de Itabuna.

proate (2)Também estiveram presentes, a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, e a assessora do Núcleo de Acesso ao Crédito da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), Adriana Coelho, além de secretários municipais. “Itabuna é uma cidade grande, que precisa investir economicamente e socialmente nas pessoas e nos negócios que sustentam a nossa cidade, unificando os setores público e privado”, disse o prefeito.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, Ricardo Xavier, responsável pela coordenação do Comitê Gestor, em paralelo, anunciou a posse dos conselheiros, a implantação do Centro de Inovação – um espaço que reunirá diversos serviços que serão disponibilizados para o microempreendedor. “Este é um trabalho que está sendo projetado em parceria com as secretarias de Planejamento e de Gestão e Inovação, uma integração que já tem gerado muitos resultados.”

Ele informa que o Centro de Inovação contará com Serviços de Atendimento Municipal (SAM) e Sala do Empreendedor, espaço exclusivo para empresas de tecnologia, além da presença de representantes do Sebrae e Fieb. “Estamos dando um grande passo para a desburocratização da estrutura da máquina pública”, comentou Xavier.

Já Claudiana Figueiredo chamou a atenção para o fato de que a Prefeitura de Itabuna dá grande passo para o desenvolvimento de Itabuna e Região. “É preciso criar uma ambiência favorável aos pequenos negócios. Não se pode falar em desenvolvimento de cidades, sem falar no fortalecimento das microempresas”, reforçou.

Como exemplo, citou o fato de Itabuna contar atualmente com 20.842 empresas de pequeno porte, das quais 11.372 microempreendedores individuais. “Estava faltando que o gestor municipal tivesse um olhar especial para os negócios enquadrados como MEI. Agora, isto está sendo possível e vamos usar todos os recursos técnicos e humanos disponíveis para tornar Itabuna um bom lugar para se empreender”, finalizou Claudiana.

PROATE

Na oportunidade, também foi apresentado o Programa de Apoio ao Trabalhador e às Empresas (Proate), uma plataforma digital da Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda criada para cadastrar os itabunenses que estão em busca de uma recolocação no mercado de trabalho, e ao mesmo tempo oferecer capacitação profissional.

A plataforma estará disponível, a partir desta sexta-feira, 30, no site oficial da Prefeitura de Itabuna (www.itabuna.ba.gov.br). Lá será possível fazer o cadastramento em busca de vagas. As empresas da cidade também serão parceiras neste processo, podendo ter acesso ao banco de dados.