nrs sul (1)O Núcleo Regional de Saúde Sul – Base Jequié, realizou o 1º Encontro de Notificações das Violências, cujo enfoque foi a Violência Contra a Mulher.

O evento teve como principal objetivo promover a aproximação de todos os serviços que compõem a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência, além de contribuir para a melhoria nos registros deste agravo, dando subsídios para que possamos desenvolver ações intersetoriais mais efetivas e direcionadas à realidade vivenciada no terrítório.

Iniciamos pelo município de Jequié por ser município polo da região e estaremos estendendo a ação aos demais 25 municípios que compõem a microrregião.

A mesa de abertura do evento foi composta por Domilene Borges Costa – Coordenadora do Núcleo Regional de Saúde Sul ; Major Reinaldo Souza – Comandante do 19º BPM; Poliana Leandro Oliveira – Vice-prefeita e Secretária de Saúde de Jequié; Ana Paula de Assis Camargo Lacerda – Diretora do Hospital Geral Prado Valadares e Graziele Pereira Quaresma – Delegada da DEAM em Jequié.
nrs sul (2)Logo em seguida o Enfermeiro Alan Machado Pereira, técnico do NRS Sul traçou o Perfil Epidemiológico das Violências na Região de Saúde de Jequié, seguido pela explanação das Ações da Ronda Maria da Penha, pela Ten PM Patrícia de Oliveira e o Trabalho do Núcleo de Atendimento à Mulher, por sua coordenadora Vilmara Santos Coutinho.

Após a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos diversos órgãos imbuídos na diminuição dos índices de violência contra a mulher e seu ideal acompanhamento, foi montada uma Mesa Redonda para se discutir a Importância da Intersetorialidade para o Combate e Registro dos Casos de Violência Contra a Mulher. O assunto foi amplamente discutido pela DEAM, Núcleo de Apoio à Mulher, Ronda Maria da Penha, Associação Casa das Mulheres, HGPV e Coordenação de Atenção Básica de Jequié, mediado pelo Núcleo Regional de Saúde Sul.

“É preciso fortalecer a rede através de políticas públicas transversais que atuem modificando a discriminação e a incompreensão de que os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos. Modificar a cultura da subordinação de gênero requer uma ação conjugada. Para isso é fundamental estabelecer uma articulação intersetorial e com inclusão da sociedade civil, com um objetivo comum: a equidade entre homens e mulheres construindo um caminho para alterar a violência em geral e em especial de gênero”, pontuou a Coordenadora Domilene .