museu C (1)

A Secretária Estadual de Cultura, Arany Santana, primeira mulher a assumir a pasta no Governo da Bahia, junto com a Chefe de Gabinete, Cristiane Taquari, visitaram ontem (21/07), as instalações do , a convite do indígena e jornalista, Walney Magno, que é apresentador do programa Povos Tradicionais na TVI/BAND.

museu C (2)
A comitiva da da secretaria de cultura do estado foi recepcionada pelo Professor e Historiador Geraldo Magela; pelo Conselheiro da Cidade de Ilhéus, Vladimir Hughes; o Diretor do Centro de Estudos e Pesquisas de Olivença e Ilhéus – CEPOI, Nelson Alves; Diretor do Museu da Capitania de Ilhéus, Rogério Matos; o Membro do Conselho Municipal de Turismo, Marco Lessa, e a artista plástica, Manu Pessoa.

museu C (3)A equipe do Museu apresentou a Secretária, o trabalho voluntário de pesquisadores, historiadores, da equipe de museologia e demais pessoas que vem lutando abnegadamente por três anos de luta para a salvaguarda e salvamento do patrimônio artístico e cultural da cidade de Ilhéus, demonstrando uma séria preocupação com as grandes perdas que vem atingindo os nossos ativos que estão em diversos lugares.

A Secretária afirmou que esta é uma luta de todos os baianos para recuperar estes ativos que saem da Bahia e não são devolvidos para suas comunidades, tais como o meteorito de bendegó que está no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Impressionadas com o acervo e com a relevância da história de Ilhéus, a Secretária e a Chefe de Gabinete cobraram a equipe que estruturem propostas para que se atue nas diversas instâncias governo estadual, algumas já enviadas a Casa Civil.

Além disso, ficou agendado a visita de João Carlos do IPAC para desenvolver mecanismos de proteção do patrimônio de no acervo, inclusive do Palácio Paranaguá que também definiu como prioritário que este bem seja tombado pelo patrimônio estadual.
Magela apontou com muita ênfase, a necessidade de salvamento de duas igrejas na Zona Norte de Ilhéus, uma de 1806, e, outra do início do Século que inclusive está segura com madeirames e que o telhado caiu com as fortes chuvas.

Segundo Magela, “o reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido foi a marcado pela visita da Secretária Arany Santana, que se colocou à disposição para ajudar a amplificar a história de nossa cidade em fóruns de discussão do Estado, pois muitas informações ali existentes devem ser difundidas”, destacou o historiador.

Já Rogério Matos apontou lembrou que realizaram um Encontro Regional de História, através do CEPOI, em parceria com a UESC e o Teatro Popular de Ilhéus que jogou luz sobre a importância histórica de Ilhéus no cenário baiano, no decorrer dos séculos.
O convite feito a secretaria Arany Santana, pelo jornalista Walney Magno, para conhecer o Museu de Ilhéus, se deu em um encontro na aldeia Itapuã na comunidade indígena de Olivença, no mesmo dia da visita.