b tupi 3

Quinhentos anos depois da chegada dos portugueses, um grupo Tupinambá situado na região de Olivença, sul da Bahia, reafirmou sua identidade que parecia perdida, a fim de recuperar parte do seu território e sair da subalternidade. Como parte da celebração do 2 de julho, a TVE exibe nesta sexta-feira (2), às 21h30, o documentário baiano inédito “Brasil Tupinambá”, com direção de Celene Fonseca.
b tupi 2Apesar da série de perplexidades iniciais e da secular violência, os Tupinambá de Olivença se mantiveram coesos na afirmação da sua identidade. Hoje eles enfrentam com firmeza a acusação de “falsos índios” enquanto aguardam a conclusão do processo de demarcação do seu território.
“Brasil Tupinambá” é resultado do Bahia na Tela, maior edital de fomento à produção audiovisual para a televisão baiana que captou R$ 20 milhões para obras que serão exibidas na TVE a partir da parceria entre o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), via Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).