D97F2808-4A64-4274-8D73-C958754DCA1F

Cooperativas de catadores de resíduos recicláveis das regiões Norte e Sul do Estado foram contempladas na tarde desta quinta, 10, com equipamentos e EPIs doados pela Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Grupos de Eunápolis, Ilhéus, Porto Seguro, Juazeiro, Irecê e Senhor do Bonfim receberam carrinhos automáticos, prensas e balanças. A cooperativa de Jacobina foi beneficiada com uma esteira elétrica.FDA7220C-7AAB-4283-A0F0-3094E7E230BC

Todos receberam EPIs contemplando 1000 catadores das duas regiões que agregam ainda municípios como Itabuna, Teixeira de Freitas, Barreiras, Sobradinho, Jaguarari, Itacaré e Itamaraju. Entre os itens dos EPIs estão calça, camisa, bota, luva, bonés e máscaras que, somados aos demais equipamentos doados levarão conforto e segurança aos catadores, como avalia o presidente da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (Adesba), Romário Meira.

“Os equipamentos doados, bem como os EPIs, trarão conforto e segurança para esses profissionais realizarem a coleta de materiais recicláveis. Esses agentes ambientais fazem um trabalho muito importante e com as capacitações e, agora, com a entrega desses itens estão sendo mais valorizados.”, conclui Meira que através da Adesba gere o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) Sertão do São Francisco.

Para o coordenador no Cesol Litoral Sul, Thiago Fernandes, é um momento ímpar na vida dos catadores. “São profissionais que desempenham um papel fundamental em nossa sociedade e que merecem um olhar cuidadoso da política pública. Com o auxílio dos equipamentos doados, bem como do conhecimento adquirido nas formações, os catadores terão uma visibilidade maior que contribui também para sua autoestima e qualidade de vida.”, destaca.

*Relação entre consumo e meio ambiente*

Cerca de 50 catadores participaram ainda da oficina “Gestão administrativa e operacional de cooperativas de catadores de materiais recicláveis”, no auditório do Golden Park Hotel, em Salvador, ministrada pelo especialista em gestão de cooperativas, Otávio Leme, que comemora a reativação do projeto Pró-Catador.

“Estou muito feliz com a reativação do Pró-Catador e por ver o resultado brilhante com a instrumentalização e entrega de equipamentos a cooperativas, bem como as formações direcionadas para esses grupos. Precisamos de mais cooperativas e associações, além de estruturar as que existem para que possamos devolver para a cadeia produtiva o que está sendo gerado.”, finaliza.

Nesta sexta, 11, uma visita técnica à Cooperativa dos Recicladores da Unidade de Canabrava (Cooperbrava) concluirá o ciclo de formações com a aplicação prática do conhecimento teórico adquirido pelos catadores.

*O Pró-Catador*

O Pró-Catador atua em municípios do Norte e Sul da Bahia com capacitações para catadores de materiais recicláveis e apoio teórico técnico. O projeto tem a chancela da Setre e do Governo Federal, com gestão da Adesba (Rede Norte) e Associação Beneficente Josué de Castro (Rede Sul) e apoio dos Cesols com equipe multiprofissional integrada por biólogos, assistente social, pedagogos, psicóloga, professor de educação física, contador, advogado, comunicólogos e técnicos especializados em rotina de cooperativa de resíduos sólidos.