efson limaA programação da  3ª Edição da Festa Literária de Ilhéus prossegue. A Festa iniciou na segunda, dia 07/12 e continua até o dia 12/12. São diversas mesas que estão ocorrendo às tardes e noites.

A Festa Literária reúne dois eventos literários consagrados do sul da Bahia: a 8ª Feira do Livro da Uesc e o V FLIOS – Festival Literário de Ilhéus, cujo objetivo é possibilitar uma programação diversificada e promover uma maior participação e envolvimento da comunidade regional.

A Festa Literária de Ilhéus é uma realização da Academia de Letras de Ilhéus em parceria com a Uesc (Editus e Proex) e a Fundac?a?o Pedro Calmon.

Devido ao delicado momento, a edição da Festa esse ano está ocorrendo de forma virtual através do Instagram da Academia de Letras de Ilhéus e do Facebook da Editus. A feira de livros ocorre na Livraria online da Editus.

Nesta quarta-feira, dia 09/12, às 19 horas, ocorre uma live com o tema: “Recentes movimentos culturais no sul da Bahia: Flisba, pacto cultural e novas articulações”. A live vai ocorrer no perfil do Instagram da Academia de Letras de Ilhéus e será mediada por Luh Oliveira, poeta e escritora., além de ser membro da Academia de Letras de Ilhéus e participante da Comissão Organizadora da Festa Literária de Ilhéus.

Para Efson Lima, um dos responsáveis pelo coletivo Flisba e que participará da live, “o momento representará uma metalinguagem, um festival literário falando de outro, assim como significará um momento de refletir sobre as contribuições do sul da Bahia  para as raízes literárias e também o estímulo à leitura e o encontro das artes com a literatura em torno do objeto cultura”.

Já para Luh Oliveira, uma das organizadoras das Festa Literária de Ilhéus e membro da Academia de Letras de Ilhéus “a Festa Literária de Ilhéus é de suma importância para a manutenção e divulgação da literatura na nossa cidade, na nossa região sulbaiana. Eleva a nossa literatura, incentiva a leitura e abre os horizontes. Nesse momento de pandemia, as distâncias se aproximam. O Festival Literário de Ilhéus tem cumprido sua missão. É essencial essa movimentação nas artes, exemplo disso é o coletivo Flisba que iniciou a primavera desse ano promovendo o direito à literatura da qual todos nós necessitamos, inclusive para ajudar a manter nossa saúde mental.”

A programação completa da Festa Literária está disponível nesse link: https://www2.uesc.br/eventos/263/Vem-ai-a-3a-Festa-Literaria-de-Ilheus