sesi(Agencia Radio Mais)- Uma parceria entre o Serviço Social da Indústria (SESI-BA) e o Sindicato da Indústria da Construção (Sinduscon) deu início, na última terça-feira (14), a um mutirão para prevenir a incidência de covid-19 em canteiros de obra do estado. A previsão é atingir mais de cinco mil trabalhadores da construção que estão em atividade em 41 canteiros espalhados por cidades como Salvador, Camaçari, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Candeias, Lauro de Freitas e Ilhéus.

O gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-BA, Amélio Miranda, explica que a ação é uma forma de proteger os profissionais que não podem trabalhar de casa e resguardar também os familiares. “O objetivo é avaliar o nível de atendimento nos canteiros de obra, reforçar medidas de prevenção, diminuir o risco de propagação da doença e prover o suporte técnico às empresas”, afirma.

Segundo Miranda, as visitas aos canteiros de obra devem se estender, ao menos, até o fim de maio. Reforça ainda que a parceria do SESI e do Sinduscon vai além das simples orientações sobre a doença.

“Disponibilizaremos vídeos educativos com uma série de medidas de prevenção orientadas por médicos do trabalho, sob o olhar de infectologistas, além de cursos à distância sobre saúde e segurança no trabalho. A nossa blitz contra a covid-19 tem uma finalidade essencial neste momento crítico”, completa o gerente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-BA.

O diretor de relações institucionais do Sinduscon-BA, Carlos Henrique Passos, reforça que a aferição da temperatura dos trabalhadores, no início e término do expediente, é uma das recomendações que deve ser seguida pelas empresas da construção civil.

“A identificação, porventura, de algum trabalhador com a temperatura alterada ou superior a 37.8 °C exige que a empresa adote um protocolo de, por exemplo, direcionar o trabalhador para um local afastado, arejado, orientar medidas de proteção e aplicar o protocolo de triagem. Em últimos casos, encaminhar o trabalhador a uma unidade de saúde”, pondera Passos.