banco de sangueA Santa Casa de Misericórdia de Itabuna convoca doadores voluntários de sangue para comparecerem ao Banco de Sangue antes do período festivo de Carnaval. O objetivo é suprir o estoque que teve uma queda significativa, não só no período de final de ano, quando muitas pessoas saíram de férias, mas, também em função da paralisação de ônibus ocorrida nos últimos dias e o carnaval antecipado na nossa cidade.

De acordo com o captador, Rosildo Ribeiro, a ideia é chamar a atenção para que as pessoas façam a doação, antes do carnaval oficial. “Atualmente, o Banco de Sangue tem coletado cerca de 25 bolsas/dia, quando o ideal é coletar, diariamente, 54 para poder atender a demanda de Itabuna e demais cidades circunvizinhas que necessitam de transfusão de hemocomponentes”, destaca. Ele lembra também, que nesse período de carnaval, o número de acidentes nas estradas da região sul do estado se intensificam, aumentando assim, a demanda do Banco de Sangue.

A responsável técnica do serviço, Dra.Regiana Quinto, destaca que “Itabuna é polo de atendimento a pacientes oncohematológicos que podem ser afetados pelo baixo estoque assim como os pacientes vítimas de trauma atendidos pelo Hospital de Base”.

Quem pode doar
Para doar sangue, o candidato deve apresentar documento oficial com foto, pesar acima de 50 kg, ter idade entre 16 a 69 anos, e ter boa saúde. No caso dos menores de 18 anos é necessário acompanhamento de um responsável. As mulheres podem doar sangue a cada 90 dias e os homens a cada 60 dias. Os interessados devem procurar o Banco de Sangue de Itabuna que fica localizado no anexo do Hospital Calixto Midlej de Filho. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira das 7 as 17 horas, lembrando que não fecha para almoço e nos sábados o funcionamento é das 7 ao meio dia. Em caso de dúvidas é só ligar para 73-3214-9126.