olhar c (2)O Projeto Olhar Criança, realizado pelo Lions Clube Itabuna Sul em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Itabuna (SME), atendeu, na sede do Hospital Beira Rio (HBR), mais 40 crianças matriculadas em escolas da Rede Municipal de Ensino. As crianças foram submetidas, num primeiro momento, aos testes de acuidade visual aplicados na própria escolas e, frente ao fato de que apresentaram dificuldades para enxergar, foram encaminhadas ao centro de saúde para que fossem procedidos exames mais apurados.

olhar c (1)Do total de crianças encaminhadas (40), 21 foram diagnosticadas com casos de astigmatismo, miopia e hipermetropia, todas necessitando de lentes oftálmicas. O projeto, que foi iniciado no mês de abril de 2019, já atendeu quase 7,1 mil crianças. Na primeira etapa das consultas no HBR, quase 60 crianças foram encaminhadas e, dentre elas, 17 já receberam os seus pares de óculos. Somando com as crianças atendidas neste sábado, já há o total de 48 crianças que os receberão gratuitamente.

A quantidade de crianças atendidas nesta segunda etapa, contudo, ficou abaixo da meta esperada. A SME convidou quase 70 pais para levarem os seus filhos para procedimentos e somente 41 atenderem ao chamado. O coordenador do projeto, o médico oftalmologista Wandick Rosa, prevê a realização de uma terceira etapa no próximo mês de janeiro.

olhar c (3)Representando a secretária municipal da Educação de Itabuna, professora Nilmecy Gonçalves, a assessora de Ensino Fundamental (Anos Iniciais), do Departamento de Educação Básica (DEB/SME), professora Vânia Maria Menezes, destacou o quanto é importante a família acompanhar de perto quaisquer aspectos da saúde das crianças, especialmente no tocante das garantias de aprendizagem. “Sabíamos que íamos identificar crianças com problemas de acuidade visual, mas os números apresentados até agora têm nos surpreendido. Você pensar que quase 50 crianças da rede estavam precisando de óculos e não estavam enxergando direito é inquietante. Se nossa rede atual, hoje, para garantir o direito de aprender, nenhum aspecto desse direito pode passar desapercebido, seja por aqueles que atuam na escola, seja pela família, seja pela prefeitura. Felizmente, graças ao apoio do Lions Clube Itabuna Sul, estamos a passos largos para que essa questão da acuidade visual seja dirimida definitivamente”, disse a assessora.

O oftalmologista Wandick Rosa aponta que, nessa etapa, o projeto já se encaminha para sua conclusão, neste ano letivo 2019, mas já há o prenúncio de que ele continue em 2020. “Não há sensação melhor do que poder ajudar crianças que necessitam de apoio, assistência. Todos nós do Lions Clube Itabuna Sul estamos felizes com o projeto e queremos que ele se repita no ano que vem”, disse.