arvresO Projeto de Extensão “Nossas Árvores”, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz, (Uesc) estará distribuindo gratuitamente, cerca de 2.200 mudas, sendo 2.000 de espécies nativas como: Pau-brasil, Sibipiruna, Biriba, Imbiruçu, Sapucaia, Amescla, Oiti etc. e 200 de introduzidas (Palmeira, Goiabeira Ipê-amarelo).

O Projeto visa beneficiar assentados, comunidades indígenas e agricultores em geral, com o objetivo de estimular a comercialização de sementes e de mudas, visando agregar mais uma fonte de renda às suas propriedades agrícolas, sem provocar danos ao meio ambiente, sobretudo para serem plantadas nas nascentes de córregos e rios.

As pessoas interessadas deverão solicitar as mudas diretamente ao professor Luiz Alberto Mattos Silva, coordenador do Projeto, através do e-mail mattos@uesc.br, informando nome, nome da propriedade rural ou instituição, localização da propriedade, finalidade das mudas e a quantidade de mudas pretendida.

Através do seu Projeto de Extensão “Nossas Árvores”, a Uesc, há 12 anos vêm oferecendo cursos sobre Técnicas de Coletas de Sementes em Árvores Nativas do Sul da Bahia, Marcação de Matrizes Arbóreas e Produção de Mudas. Em algumas ocasiões estes treinamentos foram oferecidos também aos estudantes de cursos técnicos e superiores de instituições que oferecem formações profissionais através dos cursos de agropecuária, agroecologia, agronomia, biologia, entre outros, com a finalidade de socializar o conhecimento e, obviamente estender os ensinamentos e oportunizar outras comunidades mais distantes e carentes.

Outra ação contínua do Projeto de Extensão é a distribuição de mudas de espécies arbóreas nativas da região, formadas no viveiro do Campus da Uesc, para poder colaborar com as iniciativas referentes à recuperação de nascentes, bem como a recuperação e enriquecimento de pequenas áreas degradadas.