WhatsApp Image 2019-09-30 at 10.10.37

O mês de setembro na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi marcado pelas ações da campanha Setembro Verde, voltadas para sensibilização e conscientização da doação de órgãos e tecidos, com a realização de blitz, palestras, caminhada, relatos de pacientes (transplantados e que estão na fila).

A equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) da instituição contou também com o apoio de parceiros e da imprensa com a divulgação de matérias, entrevistas nas rádios, blogs e TVS.

WhatsApp Image 2019-09-30 at 08.51.22

A penúltima ação aconteceu na noite do dia 27, com uma palestra gratuita, ministrada pela médica neurologista, Soraya Almeida, que teve como tema “Existe vida após o diagnóstico da morte encefálica?”.

O evento reuniu estudantes e profissionais da área de saúde que ficaram satisfeitos com a abordagem, a exemplo da nutricionista do CTI, Arabella Varjão. “Foi um tema que eu estava esperando há algum tempo e pude esclarecer as dúvidas acerca do protocolo e das condutas relativas à área nutricional, mediante o diagnóstico de morte encefálica. Mesmo diante da perda de um ente querido, as famílias têm a oportunidade de salvar outras vidas. Foi de grande valia”,declarou.

A campanha fechou com a participação na 1ª Caminhada Cidadã dia (28), promovida pelo SEST/SENAT que reuniu cerca de 1.100 pessoas e teve por objetivo promover o acesso a atividades de saúde, esporte e lazer. Na oportunidade, a equipe da Santa Casa montou um stand onde passou para o público orientações sobre doação de órgãos e tecidos e distribuiu panfletos, laços e bolas verdes para simbolizar o setembro verde.

O saldo da campanha Setembro Verde foi positivo, segundo a enfermeira do serviço de transplantes, Patrícia Betyar. “Dentro desse movimento estamos conseguindo reduzir a lista de espera e seguiremos juntos rumo à fila zero. A todos os colaboradores da nossa instituição, pacientes e seus familiares e parceiros que abraçaram a causa em nome da vida, expresso a minha eterna gratidão”, concluiu.