irma dulceVenerável mãe dos pobres, Irmã Dulce ganha homenagem no clipe da música ‘Bem-vinda’, composição de Alexandre Leão e Jaime Sodré. Produzido pela TVE Bahia, o clipe traz imagens inéditas do acervo da emissora e será lançado nesta sexta-feira (20) no canal oficial da TVE no YouTube (/tvebahia), e pelo Facebook, Twitter e Instagram da TVE e Rádio Educadora FM.

No ritmo do ijexá, a música ‘Bem-Vinda’ tem participação de nomes importantes da cultura da Bahia como Roberto Mendes e Bule Bule, além de Maria da Paixão dos Anjos Santos (Maria de Xindó), Maria Lúcia Pereira das Virgens e Rachel Pereira das Virgens, as mais antigas Ganhadeiras de Itapuã.

Gravado em estúdio, na Lagoa do Abaeté, no monumento do artista Bel Borba, na Praça Irmã Dulce, na Igreja do Senhor do Bonfim e em Maragojipinho, com participação do oleiro Rosalvo Santana, o clipe tem elementos de religiosidade e baianidade que traduzem o espírito acolhedor de Irmã Dulce.

A freira baiana manifestou o interesse pela vida religiosa no início da adolescência, quando, aos 13 anos de idade, já atendia a doentes no portão de casa, no bairro de Nazaré. A religiosa criou as Obras Sociais Irmã Dulce, um dos maiores complexos de saúde com serviço gratuito do Brasil, que faz cerca de 3,5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano.

O primeiro milagre atribuído à intercessão da baiana levou à sua beatificação em 2011, quando iniciou-se o processo para buscar a canonização. O reconhecimento, por meio de decreto, do segundo milagre atribuído à Irmã Dulce aconteceu em maio deste ano e foi anunciado pelo site ‘Vatican News’, canal oficial de comunicação do Vaticano.

Dirigido por Carolina Canguçu, com produção de Juliana Freire, o clipe é uma homenagem à baiana, primeira mulher nascida no Brasil que se tornará santa. A cerimônia de canonização está marcada para o dia 13 de outubro de 2019, em uma celebração presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, em Roma, seguida de missa festiva no dia 20 de outubro, na Arena Fonte Nova, em Salvador.