pfs (1)Os tradicionais restaurantes de comida por quilo em Itabuna estão se adaptando aos novos tempos, com a queda do movimento provocada pela crise econômica que afeta todo o país.

O surgimento de restaurantes com preços populares, em torno de 10 reais, e de vendedores   comercializando pratos a inacreditáveis 5 reais em praças públicas, obrigou a uma mudança de estratégia. Na avenida Inácio Tosta Filho, próximo a FTC, três restaurantes, um ao lado do outro, oferecem  pratos feitos/quentinha entre 10 e 15 reais. Poucos metros adiante, um treiller disputa consumidores com um preço ainda menor.

A saída para alguns restaurantes que vendem ao quilo por preços entre 30 e 35 reais, foi aderir aos PFs sem prescindir da qualidade. Foi o que aconteceu com um tradicional restaurante na praça Olinto Leone.

Ao comercializar PFs a 10 reais, com direito a arroz, feijão, saladas e dois tipos de carne, o restaurante teve um aumento de cerca de 100% no movimento. Além de tirar as contas no vermelho, o restaurante contratou três novos funcionários, num setor em que a regra tem sido reduzir o quadro de pessoal.  Em vez de mesas vazias, mesas cheias e muitos clientes levando as ´quentinhas para casa ou local de trabalho”.

“Era optar por esse caminho ou correr o risco de fechar as portas. A movimentação diária comprova o acerto da nossa decisão”, diz a proprietária.

Restaurantes que resistem à opção dos PFs adotam medidas como descontos em dias específicos, refrigerante grátis ou bônus para clientes assíduos, mas sem resultados significativos.