JOANA GUIMARÃES - FOTO - ASSESSORIA MARIE CLAIRE

A professora Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia-UFSB, foi a palestrante da abertura do  Power Trip Summit 2019, promovido pela revista Marie Claire,  em Salvador. Os temas prioritários foram feminismo e diversidade na sociedade atual. A reitora da UFSB foi convidada pela organização do evento por ser a primeira mulher negra eleita reitora pela comunidade acadêmica de uma universidade federal. Na fala de abertura do encontro, Joana Guimarães abordou sua trajetória pessoal e acadêmica. A partir da própria história, a reitora ressaltou a falta de representatividade feminina e negra no meio acadêmico, destacando que, dentre as 63 universidades federais, hoje, apenas 19 mulheres são reitoras, poucas negras.
Sobre o mundo empresarial, a reitora destacou que a presença de mulheres, pessoas negras, LGBT+, pessoas com deficiência em lugares de destaque abre as empresas para outros modos de viver, de ver o mundo, permitindo também mais possibilidade de inovação.


O encontro reuniu mulheres que são lideranças em seus segmentos de atuação, principalmente, empresárias. Com cerca de 40 convidadas, o evento teve a presença da pesquisadora e mestra em filosofia Djamila Ribeiro, que é colunista da Revista Marie Claire. Entre as executivas de empresas, participaram Márcia Rocha, idealizadora e coordenadora do projeto TransEmpregos, com inserção do gênero no mercado de trabalho; Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, maior evento da cultura negra da América Latina; Eliane Dias, fundadora da Boogie Naipe e uma das principais vozes das causas negras no país.