planservConsultas eletivas, atendimentos de emergência, exames e internações representaram mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos na saúde dos cerca de 524 mil beneficiários do Planserv, entre titulares, dependentes e agregados, no ano de 2018. O valor representa um crescimento percentual de 25% da despesa em relação a 2015, quando o gasto alcançou cerca de R$ 1,2 bilhão.

Quase 18 mil beneficiários ingressaram na carteira do Planserv no último ano. A crescente ampliação do número de beneficiários comprova a atratividade do plano, que concentra em sua carteira um grande quantitativo de idosos. A carteira conta hoje com 141.437 idosos ativos (59 anos ou mais), entre os quais 152 com ou mais de 100 anos de idade.

O acolhimento de beneficiaries idosos é um importante diferencial do Planserv, um plano solidário, cuja contribuição tem como base a faixa de remuneração e não a faixa etária, como ocorre com planos comerciais.

Foram contabilizados cerca de 460 mil atendimentos em clinicas, laboratórios e hospitais. Os números do Planserv incluem a realização de aproximadamente 2,3 milhões de consultas eletivas, 8,9 milhões de exames de laboratório e 1,2 milhão de atendimentos de urgência e emergência. Também foram realizados 131 mil procedimentos cirúrgicos. Atualmente, o Planserv conta com cerca de 1,4 mil prestadores em sua rede credenciada, entre clínicas, hospitais e laboratórios.

Prevenção – Tendência mundial na área da saúde suplementar, a prevenção recebeu atenção especial do Planserv em 2018. O telemonitoramento telefônico, feito no âmbito do programa de prevenção “Sou + Saúde”, tem ajudado o plano a entender as reais necessidades dos usuários a fim de melhor atendê-los. Em 2018, 62,1 mil beneficiarios foram telemonitorados.

Foram realizados 24 encontros no Espaço Sou + Saúde. Os eventos têm por objetivo conhecer o perfil de saúde dos beneficiários participantes, oferecendo também orientações multiprofissionais.

Outra ação importante, a Campanha Minha Melhor Versão, incentiva a mudança de hábitos não saudáveis estabelecendo metas e estratégias para cada participante. São encaminhados para os beneficiários desafios, testes e dicas de saúde além de encontros presenciais regulares com equipe multidisciplinar.

Aprimoramento da gestão – Modernização tecnológica e aprimoramento da gestão foram os principais balizadores das mudanças que ocorreram no Planserv nos últimos quatro anos. Os objetivos principais são a garantia da sustentabilidade do plano no longo prazo, a oferta de bons serviços aos beneficiários e o pagamento em dia dos prestadores.

Em termos de tecnologia, o Planserv implantou a inclusão on-line de recém-nascidos, o cadastro eletrônico para novos beneficiários (em municípios que não dispõem de SAC) e o cartão virtual. Com a contratação, em 2018, de uma empresa de aprimoramento de planos de saúde, um novo site e um novo aplicativo permitiram ampliar o acesso dos beneficiários a diversos serviços.

Uma nova Central de Relacionamento foi criada, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Também foi implantado um novo software, que otimizou o fluxo operacional com os prestadores da rede credenciada. Visando acompanhar os serviços prestados pela Assistência de forma mais efetiva e também assegurar o bom investimento dos recursos financeiros, foi implantado um novo modelo de auditoria, com visitas beira-leito, acompanhamento de cirurgias e discussão de casos com médicos especialistas.

O Planserv tem o reconhecimento do mercado de saúde da Bahia: foi a melhor Operadora de Autogestão por sete vezes no Benchmarking, a maior premiação do trade na região Nordeste.