Foto Elói Corrêa_GOVBA (4)

Para fortalecer as ações de combate e prevenção ao câncer de mama durante todo o mês de outubro, o Hospital da Mulher (HM), no Largo de Roma, em Salvador, tem realizado atividades educativas e de humanização sobre o assunto. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa e começou no início do mês. Nesta segunda-feira (8), as pacientes foram sendo recebidas com uma sessão especial de beleza e a maquiagem é utilizada não só para a mudança no visual.

Foto Elói Corrêa_GOVBA (1)

A coordenadora do serviço de Psicologia do HM, Mariana Gonçalves, explica que o dia de beleza é realizado duas vezes por semana para receber as pacientes com mais cuidado. “Pra acolher melhor as mulheres e falar sobre a importância da prevenção do câncer de mama, estamos com ações especiais. Nessas ações teremos palestras com informações mais técnicas e outras mais descontraídas, como é o caso do dia da beleza. É importante promover o resgate da autoestima das mulheres, porque a gente sabe que o processo de enfrentamento da doença pode ser muito sofrido. A ideia é fazer com que elas não tenham receio de vir até a unidade e que possam descobrir o diagnóstico, tendo o suporte da nossa equipe”.

O coordenador do serviço de Mastologia do HM, o mastologista André Dias, destacou alguns cuidados que as mulheres devem adotar. “A prevenção primária do câncer de mama é aquela em que nós focamos na possibilidade do indivíduo evitar que surja a doença. E no caso de mama é possível fazer isso, já que existem alguns fatores que são modificáveis, como por exemplo hábitos de vida saudáveis, evitar a ingestão excessiva de carne vermelha, de gorduras saturadas e o uso de álcool. São fatores que previnem o surgimento e, além disso, a detecção precoce de determinados nódulos que venham a ser lesões precursoras do câncer”, esclarece.

Ainda de acordo com André Dias, a ação que tem maior impacto na prevenção do câncer de mama e no aumento da sobrevida da paciente nos casos confirmados é a mamografia e o exame clínico das mamas. “O autoexame realizado pela paciente e que não dispensa o exame realizado pelo profissional também é importante, porque permitem que se detecte algo que pode estar relacionado ao câncer de mama ou não”, lembrou.

Mutirão de Atendimento

No dia 20 de outubro, a partir das 7h, o Hospital da Mulher irá promover uma triagem para a realização de consultas de mastologia. A previsão é de que 250 mulheres sejam atendidas no dia. Outras 250 pacientes poderão agendar o serviço para consultas ainda nos meses de outubro e novembro. Para ser atendida, é necessário apresentar RG, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é obrigatório apresentar a requisição (guia do SUS) para a consulta com profissional de mastologia ou ultrassonografia e/ou mamografia indicativa da suspeita de lesão cancerígena.

Uma unidade móvel do Hospital da Mulher também reforça a campanha e, a partir do dia 16 de outubro, estará em municípios da Região Metropolitana de Salvador. Entre os dias 16 e 19 de outubro estará em Lauro de Freitas; de 22 a 25 de outubro em Candeias; e entre 29 de outubro e 1º de novembro em Santo Amaro.

O serviço será realizado diariamente das 7h às 17h com oferta de 160 preventivos e 70 mamaografias. Para ser atendida, a paciente precisa ter entre 25 e 64 anos para a realização de preventivo e de 40 a 69 anos para a realização de mamografia. É necessário levar documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. Os resultados dos exames serão entregues no prazo de 30 dias.