PRE E POS OPERATORIOCorrigir imperfeições faciais relacionadas aos posicionamentos inadequados dos maxilares, este é um dos principais objetivos da cirurgia Ortognática. Em Itabuna, o procedimento já é realizado na Santa Casa de Misericórdia, no Hospital Manoel Novaes que é regulado para o serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial.

A equipe é formada pelos cirurgiões dentistas Rafael Zetehaku Araujo (CRO-BA 14.198), Ana Carolina Lemos Pimentel (CRO-BA 12.116), especialistas em traumas de face, ossos do crânio e em cirurgia ortognática e pelo dentista João Vitor Lemos Pinheiro (CRO-BA 17073).

O Cirurgião Dentista RafaelDe acordo com o cirurgião dentista , Rafael Zetehaku Araújo (foto), o procedimento além de proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes, traz melhorias estéticas. “A Cirurgia Ortognática é um procedimento para correção da má assimetria da posição dentária e dos maxilares. A correção visa reparar e possibilitar uma correta mastigação, fonação e respiração, além da proporcionar uma adequada harmonia facial com reparação da estética facial e do sorriso”, disse Rafael.

Ainda de acordo o cirurgião, essa alteração de assimetria normalmente começa durante a fase de crescimento e se estabiliza na idade adulta, podendo comprometer além da respiração, articulação, mastigação e fala, a harmonia e a beleza do rosto. “ Durante o procedimento, os dentes são reposicionados com ortodontia, e a cirurgia ortognática reposiciona os maxilares desalinhados. Isto não somente melhora a aparência facial, mas também assegura correta mordida dentária e estabilidade funcional. Esta correção possibilita ao paciente uma mastigação correta, fonação e respiração, além da proporcionar uma adequada harmonia facial com reparação da estética facial e do sorriso”, disse Rafael.

Para a cirurgiã dentista, Ana Carolina Lemos Pimentel um dos diferenciais do Serviço de Cirurgia e Traumatologia Buco-maxilo-facial do Hospital Manoel Novaes é a atuação em procedimentos eletivos, com Ambulatório de Cirurgia Buco-maxilo-facial e planejamento cirúrgico terapêutico. “Habitualmente só se lembra do Cirurgião Buco-maxilo para os casos de trauma e cirurgias reparadoras. Nosso serviço é muito mais amplo, atuando também para prevenção e correção de disfunções que impactam principalmente na qualidade de vida do paciente. Com a Cirurgia Ortognática o espaço da Via Aérea respiratória desse paciente é aumentado, estirando a musculatura da região, reduzindo os episódios de obstrução e consequentemente das Síndromes da Apinéia obstrutiva do Sono (SAOS)”, concluiu Dra. Ana.