Helena Rince

 

O feminismo é um dos movimentos que mais transformaram a ordem estabelecida em nossas sociedades. É um movimento que luta contra todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres, e busca incansavelmente a igualdade entre os gêneros. Dentro do movimento feminista, são discutidos temas como: violência doméstica, feminicídio, assédio, diferenças salariais e de oportunidades no mercado de trabalho, objetificação, desigualdade de gênero, dentre outros.

Apesar de todas as conquistas das mulheres nas últimas décadas, ainda vivemos em uma sociedade patriarcal e machista.  Numa sociedade em que, por exemplo, violência contra a mulher é justificada com o argumento “se apanhou é porque fez alguma coisa”, dentre outras situações cotidianas que tentam o tempo todo subjugar as mulheres, percebemos como ainda há muito a ser mudado. Não é fácil ser mulher, mesmo nos dias de hoje, sendo que a todo o tempo precisamos combater situações que nos agridem pelo simples fato de sermos mulheres.

O feminismo é importante por fornecer subsídios para que as mulheres encontrem meios de sobrevivência em meio às dificuldades. Foi o feminismo que nos permitiu o direito ao voto, foi o feminismo que permitiu que mulheres casadas conquistassem sua autonomia, foi o feminismo que fez com que o feminicídio fosse reconhecido juridicamente, dentre outros.

Não existe um modelo padrão de mulher feminista. Se uma mulher decide não casar, não ser mãe, e investir em sua carreira profissional, ela é feminista. Se ela escolheu abrir mão do trabalho, pra se casar, ser dona de casa e cuidar dos filhos, ela também é feminista. A maior beleza do feminismo, é que ele não se trata de impor padrões a serem seguidos como uma cartilha, e sim, permitir à mulher o direito de escolher o seu próprio caminho, tendo sua integridade física, moral e psicológica protegidas.

Através do feminismo, as mulheres puderam se encontrar, se desacorrentarem das ideias machistas, e coletivamente falando, perceberam que não estão sozinhas nessa luta. Apesar de o senso comum tentar perpetuar a ideia que o movimento feminista se trata de uma disputa entre homens e mulheres, e que surgiu com a proposta de ser o oposto do machismo praticando ódio contra os homens, a verdade é que o feminismo se trata justamente de combater as ideias deturpadas que a corrente machista impõem. Feminismo não existe para oprimir, ofender ou agredir os homens, e sim, para combate esse problema.