chocolate 2O chocolate é um produto consumido em todo o mundo. No Brasil, não é diferente, o país é hoje o 6º mercado em volume de vendas de chocolates no varejo, atrás apenas de Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Reino Unido e França. Para atender a demanda, a setor brasileiro de chocolates fechou 2017 com uma produção de 491 mil toneladas, volume praticamente estável se comparado ao ano anterior, com um crescimento de 0,3%, registrado no período.

“Desde 2011 o setor vinha registrando quedas constantes no volume produzido, por conta do cenário econômico do Brasil. No último ano, seguindo a tendência de recuperação de diversos segmentos, a indústria de chocolates registrou um desempenho melhor. O chocolate, apesar de paixão nacional, não é considerado prioridade na cesta do brasileiro, por isso seu consumo é fortemente influenciado pelo poder de compra do brasileiro”, afirma Ubiracy Fonsêca, presidente da  Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados- ABICAB.

O consumo de chocolate no Brasil ainda é tímido se comparado com outras regiões da Europa, como a Suíça, Áustria e Alemanha, por exemplo. Ainda assim, considerando os hábitos dos brasileiros e, principalmente, o clima do País, o mercado nacional merece atenção.

De acordo com pesquisa CONECTA encomendada pela ABICAB, os tipos de chocolate mais consumidos pelos brasileiros são tablete (43%), bombons (40%) e wafers com chocolate (34%). Segundo o estudo, o chocolate ao leite é o preferido dos brasileiros (42%), seguido pelo meio amargo (31%) e pelo chocolate branco (18%).