Prática de aprendizagem sustentável, formação de agentes de inclusão digital, projetos de vida e mundo do trabalho foram alguns dos temas discutidos por educadores neste primeiro dia (5) do VII Fórum de Formação ao Longo da Vida, que é um dos seis fóruns que integram a programação do XIX Encontro Internacional Virtual Educa, que acontece até sexta-feira (8), no p v 1Centro Estadual de Educação Profissional, Formação e Eventos Isaías Alves (ICEIA), no bairro do Barbalho, em Salvador. Os fóruns são compostos por salas, onde os participantes do evento têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências sobre questões relacionadas à Educação do século XXI.

A professora da rede estadual de ensino, Maria Aparecida Conceição Nunes, do município de Sobradinho, compartilhou um dos seus projetos exitosos voltados para a sustentabilidade. Em sua palestra com o tema “Práticas pedagógicas: uso do veículo lançador de sementes como ferramenta de aprendizagem e recuperação de áreas degradadas”, ela destacou de que forma os estudantes se engajaram em um projeto com a finalidade de reflorestar áreas degradadas na região do Semiárido.

“É um projeto que desde 2013 vem influenciando outros alunos a construírem projetos de iniciação científica com o foco na sustentabilidade. O veículo é feito com garrafas pet, na qual é adicionada água no compartimento inferior e as sementes ficam na parte superior confeccionada com cartolina. Através do bombeamento com uma bomba de bicicleta as sementes são lançadas e dispersas pelo ar. Nós temos a preocupação de disseminar sementes de plantas e árvores nativas de cada bioma”, explicou a educadora.

A coordenadora pedagógica, Kátia Ferreira Santos, do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado em Salvador, afirmou que as temáticas abordadas no fórum foram estimulantes. “Em nossa unidade escolar já desenvolvemos um projeto de sustentabilidade através de uma horta viva e acredito que projetos nesta linha são essenciais para o aprendizado e formação dos estudantes enquanto indivíduos conscientes e que podem contribuir para a preservação do meio ambiente”, revela.