vacinaA Secretaria de Saúde da Bahia pede às pessoas incluídas nos grupos de prioridade que compareçam o mais rápido possível a uma unidade de saúde para imunização contra a influenza (gripe).Neste sábado (12), Dia D da Campanha Nacional de Vacinação, os postos de saúde nos 417 municípios baianos estarão funcionando o dia inteiro para atender quem não pode comparecer nos dias úteis.

O objetivo da Sesab é aumentar o número de localidades com a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. No ano passado, na Bahia, dos 417 municípios, apenas 172 atingiram a meta de imunizar 90%. Este ano, a equipe da Diretoria de Vigilância Epidemiológica espera obter melhores resultados. Até o momento, 721.966 doses foram aplicadas no Estado.

A campanha nacional de imunização foi iniciada no dia 23 de abril e termina no dia 1o de junho. A meta da (Sesab) é de vacinar 90% do público alvo, formado por 3,6 milhões de pessoas dos grupos prioritários, que são adultos com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas (até 45 anos dias após o parto).

Também fazem parte dos grupos prioritários trabalhadores da saúde; professores; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.