Foto Alberto Coutinho_GOVBA (1)

Faltam apenas cinco dias para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No domingo (5), estudantes de todo o Brasil vão responder a 90 questões das quatro áreas do conhecimento e, aproximadamente, seis mil alunos da rede pública estadual da Bahia estão tendo a chance de tirar dúvidas e revisar assuntos durante um aulão, realizado nesta terça-feira (31), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador.

Com oito horas de duração, a aula especial é transmitida, em tempo real, via videoconferência para as sedes dos Núcleos Territoriais de Educação, alcançando 150 municípios baianos, a exemplo de Barreiras, Ribeira do Pombal, Feira de Santana e Caetité, e assistida, presencialmente, por cerca de 150 alunos. Os professores usam de descontração, interdisciplinaridade, instrumentos musicais e do poder de síntese para facilitar a fixação do conhecimento. “Focamos nas dicas, pois esse é o momento de relembrar os temas mais frequentes do Enem”, esclarece a diretora da Rede do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), Letícia Rocha.

O estudante Rodrigo Oliveira, 17, conta que vem se preparando para a prova desde o início do ano. “Um aulão como esse faz os estudantes refrescarem, na memória, os assuntos estudados, ampliando as chances de bons desempenhos no Exame”. Marina Verônica, 18, tem mais dificuldades nas matérias de Exatas e aproveitou a iniciativa para “tirar dúvidas de Física, Química e Matemática, e fazer uma revisão geral de tudo o que foi aprendido no decorrer do ano”.

A ação integra o projeto Enem 100%, da Secretaria da Educação do Estado, órgão ao qual o IAT está vinculado, que vem ofertando uma série de atividades e materiais – aulões, conteúdos digitais, videoaulas, cadernos especiais e simulados – pensados pelo governo baiano para prover uma maior preparação ao corpo discente da rede estadual de ensino. A segunda prova do Enem acontece no dia 12 de novembro. (Foto: Alberto Coutinho/GOVBA)