Itabuna sedia amanhã (25)  o 4º Encontro do FORSEC (Fórum de Secretários de Educação da AMURC), que reúne secretários de educação e técnicos de municípios da região. O objetivo do evento é discutir sobre instrumentos para gestão financeira e trocar experiências sobre o planejamento para a Prova Brasil. Profissionais da consultoria Oficina Municipal também participarão da reunião.

“É comum que municípios de uma mesma região enfrentem desafios parecidos na gestão da educação”, explica o coordenador do projeto RAE Bahia (Rede de Apoio à Educação, iniciativa dos Institutos Natura e Arapyaú), André Lopes. “Em 2017, todos os governos municipais deverão construir e aprovar seus Planos Plurianuais (PPA), é importante que as secretarias de educação contribuam para este instrumento de planejamento da gestão”, completa.

Ainda segundo Lopes, a Prova Brasil, aplicada em alunos do 5º e do 9º ano entre 23 de outubro e 3 de novembro, é um dos termômetros da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. “Os resultados da prova Brasil compõem o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que apoia o MEC e as secretarias a definirem ações para aprimorar e diminuir desigualdades do sistema”, conta.

Os munícipios baianos convidados para a reunião são: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Camamu, Canavieiras, Coaraci, Dario Meira, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicarai, Ibicuí, Ibiranpitanga, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itajú  do Colônia, Itajuipe, Itapé, Itapetinga, Itapitanga, Itarantim, Ituberá, Jussari, Maraú, Mascote, Nova Canaã, Pau Brasil, Santa  Cruz da Vitória, Santa Luzia, São  José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Uma, Uruçuça e Wesceslau Guimaraes.