Começam nesta quarta-feira (14) as inscrições para a criação da primeira turma do curso técnico de Administração da rede estadual pelo modelo da Escola de Formação Gerencial (EFG) – escola de Ensino Médio profissionalizante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ação, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e o Sebrae, a partir do eixo tecnológico Gestão e Negócios, está ofertando 150 vagas.

ceepAs vagas são destinadas a estudantes que tenham concluído o Ensino Médio e suas modalidades, sejam em estabelecimentos da rede pública (nos âmbitos federal, estadual ou municipal) ou que tenham cursado o Ensino Médio em instituições filantrópicas ou privadas na condição de bolsista integral.

As inscrições podem ser feitas até o dia 28/6, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A seleção dos candidatos acontecerá por etapas. No dia 30/6 será realizado o sorteio eletrônico entre os primeiros 600 inscritos. Depois, os 300 candidatos contemplados no sorteio eletrônico irão fazer prova escrita de Português e Matemática, no dia 12/7, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, no bairro de Água de Meninos.  O resultado da seletiva será publicado no Portal da Educação, no dia 18/7.

A terceira etapa da seleção acontece nos dias 25 e 26/7, também no CEEP Empreende Bahia, onde serão realizadas uma dinâmica e a entrevista. O resultado final sairá no dia 28/7, no Portal da Educação. As matrículas para os 150 aprovados poderão ser feitas entre 31/7 a 4/8. As aulas do curso serão realizadas no próprio CEEP, com início no dia 10 de agosto.

A diretora da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Danile Sanches, ressalta que um dos diferenciais do curso “é a oportunidade de o estudante vivenciar projetos e atividades que permitem construir, na prática, o conhecimento, as atitudes e as habilidades indispensáveis a um empreendedor de sucesso”. A gestora enumera, ainda, como destaques a qualificação dos professores e a capacitação dos alunos, com foco no empreendedorismo, através da metodologia Escola de Formação Gerencial; o fomento à cultura empreendedora e a preparação dos estudantes para empreender em seu futuro.