conde
Lançado em 2016 pela Netflix, Quatro Estações em Havana é baseado nos livros de Leonardo Padura “Ventos da Quaresma”, “Passado Perfeito”, “Máscaras” e “Paisagem de Outono” . Trata-se de uma série policial sem o ritmo dos filmes policiais.

Os quatro episódios, todos sensacionais, tem ritmo próprio, às a vezes lento, com tomadas longas de uma Havana que passa ao largo dos turistas. As imagens de Habana Vieja e da periferia comum a qualquer bairro latino-americano, as frases que exortam um socialismo que não passam de slogan e uma trilha musical esplendorosa compõem uma trama para ser vista e revista.

‘Quatro Estações em Havana’ se passa nos anos 90, quando Cuba ´beijou a lona` após a dissolução do império soviético e conta a estória de Mario Conde (Jorge Perrugorría), um policial cubano, que bebe muito, é depressivo, mas é muito competente como investigador e deseja ser escritor, mas só consegue produzir literatura quando está apaixonado. O clima do seriado é noir e Havana é também uma protagonista na história.

A série mostra, com sutileza e as vezes com ironia fina, as contradições do regime implantado por Fidel após a epopeia de Sierra Maestra. Imagens de Che, sempre emblemátivas no contexto em que surgem, são uma constante nos quatro episódios, além da presença do cubano simples do submundo habanero que, mais de meio século depois, ainda não conseguiu ser alcançado pelas apregoadas maravilhas do socialismo.

‘Quatro Estações em Havana’ é simplesmente imperdível.