xo aedes 3O Projeto Itabuna sem Aedes Aegypti foi lançado hoje pelo prefeito Fernando Gomes, numa reunião com todos os secretários municipais convocados para a integração de ações do governo. Na oportunidade, o chefe do executivo itabunense anunciou a compra pela Prefeitura de cinco carros do tipo fumacê que entrarão em operação ainda nos próximos dias.

O objetivo é mobilizar todos os setores do governo e da sociedade itabunense para o combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal vetor de transmissão da dengue  – uma doença que mata -; da zika – que provoca microcefalia em bebês – e da chikungunya – que causa dores  nas articulações e nos ossos das vítimas. O índice de infestação predial  hoje  é de 24% na  cidade.

O projeto foi apresentado pelo secretário da Saúde, Vitor Lavinsky, que destacou a importância da interdisciplinaridade das ações com a participação de todas as secretarias, juntamente com a Emasa, Hospital de Base e a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). As ações começam, segundo ele, dia 18 de março, nos bairros Carlos Silva/Andaraí, que tem um índice de infestação predial de 60%, Fonseca (40%) e Novo Fonseca (34%).  O trabalho prossegue dia 25, no Jardim Primavera, que tem o segundo maior índice de infestação predial, que atinge o patamar 41,6 %.

 

Incialmente, o foco do projeto abrange os 18 bairros com maior índice de infestação e que totalizam 44.410 imóveis, mas a ação será estendida a todos os bairros e loteamentos da cidade. Vitor destaca ainda, que a responsabilidade envolve todos os setores do governo através da coleta de lixo, abastecimento de água, limpeza urbana e das atenções de promoção da saúde, bem como o conjunto da população, que deve ter participação ativa no processo.

O uso dos carros fumacê será uma estratégia complementar à luta para combate ao Aedes Aegypti, que deve ser associada  a ações de comunicação de massa para que a população altere seu comportamento e mantenha seus domicílios preservados da infestação do mosquito transmissor das arboviroses.