fio-valeriaA fonoaudióloga itabunense  Valéria Leal  está lançando o livro “O Crime por um fio”, pela Editora Chiado. O livro é o retrato ficcional da atualidade e destaca o papel da ciência forense na solução de crimes, da favela no Planalto Central do Brasil. A protagonista da trama, a  perita forense Isadora Romanesky, trabalha para a A.N.I – Agência Nacional de Inteligência – com sede no Rio de Janeiro, desvendando diversos casos de violência urbana. O jornalista investigativo Beto Lopes, do Jornal da Manhã, revela um dossiê sobre contas ilegais nas Ilhas Cayman. A busca pela verdade e a justiça será uma verdadeira obsessão.

Valéria Leal, é filha do jornalista Manuel Leal, fundador e diretor do jornal A Região (Sul da Bahia), assassinado a tiros em janeiro de 1998, num típico crime de mando, em que até hoje os responsáveis permanecem impunes. De acordo com Ricardo Trotti, Jornalista e diretor executivo da Sociedade Interamericana de Imprensa, que assina o prefácio do livro,  “obsessão pela verdade e a justiça são dois elementos que me fascinam no conto de Valéria Leal, O Crime por um Fio: constrói uma ficção que é real, dolorosa e desesperada, como o clima de violência e corrupção que envolve uma sociedade que pode ser a pior e habitar qualquer país, e descreve uma impressionante similitude de caráter, conhecimentos e destreza que precisa possuir quer um perito forense, quer um jornalista para fazer um trabalho de investigação eficiente, com a esperança de construir uma sociedade melhor”.

valeria-leal“Este livro não é uma alegoria à consciência criminal das nossas sociedades, mas sim uma ópera dramática à esperança de uma sociedade mais digna. É o que Valéria Leal aprendeu do seu pai, a sua inspiração. É a ele quem dedica as suas lágrimas, agora gozosas, e este livro, o seu tributo póstumo. Mas também por meio de Manoel, cuja memória impregna estas páginas, a autora rende homenagem a centenas de jornalistas dos quais, no Brasil, na América Latina e no mundo inteiro, arrebataram-lhes a vida enquanto trabalhavam por descobrir a verdade”, afirma  Ricardo Trotti.

“O crime por um fio” pode ser adquirido online na Livraria Saraiva e Livraria Cultura. No Brasil o livro custará 32,00. A Editora Chiado está presente em países como Portugal, Alemanha, Itália, USA, Inglaterra, França. O livro está sendo vendido também em euros no site da Chiado Editora, a10 euros livro físico e 3 euros na versão digital.