Está sendo realizada na Bahia a campanha de doação de coração e rins. A iniciativa da Sociedade Brasileira de Diabetes tem os artistas Flávia Alessandra e Otaviano Costa como embaixadores e contará com ação interativa, em metrô de Salvador, nos dias 13 e 14 de setembro.

Até 40% dos indivíduos com diabetes desenvolvem problemas nos rins, segundo a SBD. Além disso, esses pacientes apresentam um risco de 2 a 4 vezes maior de morrer devido a uma doença cardiovascular, como infarto e AVC.

Só na Bahia há mais de 200 mil pessoas com diabetes, sujeitas a estas doenças, segundo o Data SUS. Metade dos pacientes não está ciente disso e poderia prevenir ou adiado a doenças com um controle adequado do diabetes.

A fim de alertar a população para a importância de se prevenir, a SBD, com apoio da Boehringer e da Lilly, realiza a campanha Diabetes Sem Complicações, lançada em agosto em São Paulo, que agora percorre outras cidades.

No metrô de Salvador as pessoas serão convidadas a montar um quebra-cabeças gigante, que trará dados sobre a prevalência de problemas cardíacos e renais entre os diabéticos, bem como informações sobre prevenção.

Paralelamente, um vídeo e fotos com o casal de artistas Flávia Alessandra e Otaviano Costa (embaixadores da campanha) estão sendo veiculados nas redes sociais da SBD, juntamente com textos relacionados.