As condições do tempo previstas para a Bahia, nesse primeiro final de semana do inverno que, também coincide com o feriado de São João, não deverão ter mudanças significativas, ou seja, continuam sendo influenciadas por sistemas meteorológicos de diferentes características e em áreas distintas. Na faixa centro-oeste e norte, que inclui as regiões Oeste, São Francisco e Norte, é a massa de ar seco que continua predominando, onde deverá manter o céu com poucas nuvens e sem chuvas.

Além de deixar o céu ensolarado, a atuação dessa massa de ar nessas regiões, também está refletindo na umidade e nas temperaturas do ar. Pois, durante o dia, os valores previstos de umidade podem chegar níveis considerados preocupantes para o conforto humano (em torno de 30%), uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal seria de, no mínimo 60%. Quanto às temperaturas, também são nessas regiões onde são esperados os maiores valores (máximas de até 35°C).

Para a faixa centro-leste, que abrange as regiões Nordeste, Recôncavo, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina, quem continua influenciando são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, o céu se manterá nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. No entanto, as maiores chances de ocorrência dessas chuvas são para as regiões mais próximas ao litoral, tanto do Nordeste quanto do Recôncavo baiano.

Essa condição de céu encoberto também está influenciando nas temperaturas, principalmente, nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperados os menores valores (mínimas de até 13°C), típicas do inverno. Essas baixas temperaturas e a umidade elevada, aumentam a possibilidade de formação de neblina, especificamente, durante a noite e nas primeiras horas da manhã. Essa mesma previsão de neblina também se estende para a região Sul do Estado. Assim, mantém-se o alerta nessas áreas, sobretudo, nas estradas durante esse período de festas juninas.