WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura itabuna livros do thame




Daniel Thame, jornalista no Sul da Bahia, com experiência em radio, tevê, jornal, assessoria de imprensa e marketing político danielthame@gmail.com

fevereiro 2016
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829  


:: 23/fev/2016 . 18:16

Governo da Bahia envolve trabalhadores rurais no combate ao Aedes aegypti

SDR e SESAB Juntas no Combate ao Mosquito Transmissor da ZikaNa foto: Jerônimo Rodrigues, Secretário de Desenvolvimento RuralFoto: Elói Corrêa/GOVBA

Estado com maior número de pessoas que vivem da agricultura familiar –  cerca de 700 mil pequenos produtores -, a Bahia passa a contar também com o apoio dos pequenos produtores rurais no combate ao Aedes aegypti e, consequentemente, às doenças dengue, zika e chikungunya. O Governo do Estado, por meio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Saúde (Sesab), apresentou o plano de ação que envolve os trabalhadores rurais baianos, na tarde desta terça-feira (23), no Centro de Formação da SDR, localizado no bairro de Itapuã, em Salvador.
SDR e SESAB Juntas no Combate ao Mosquito Transmissor da ZikaFoto: Elói Corrêa/GOVBA

Além dos secretários estaduais Jerônimo Rodrigues (SDR), Fábio Vilas-Boas (Sesab) e Eugênio Spengler (Meio Ambiente), o evento teve a participação de diversas entidades que representam o homem do campo, entre elas, a Frente dos Trabalhadores Livres (FTL) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag-BA).

De acordo com o titular da SDR, além dos técnicos que atuam nos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs), a mobilização terá apoio das 33 entidades de assistência técnica selecionadas via edital do governo estadual. “Teremos, neste primeiro momento, o envolvimento direto de aproximadamente 700 pessoas. São agentes de informação, de desenvolvimento, que poderão, com muita tranquilidade, ofertar informações [e] orientar as famílias”.

:: LEIA MAIS »

Projeto Mãos que Previnem orienta estudantes em Itabuna

monte cristo 1Educar, conscientizar, estreitar os vínculos entre polícia e escola, conhecer a comunidade local e suas reais necessidades, bem como reduzir a incidência de jovens no mundo do crime. Esses são os objetivos do projeto Mãos que Previnem, iniciado nesta terça-feira (23),  pela Base Comunitária de Segurança do bairro Monte Cristo, em Itabuna.

O projeto, que tem duração de quatro semanas e atende cerca de  200  alunos do ensino fundamental com idades entre 5 e 9 anos, é realizado na  Escola Municipal Verdes Campos, Ong Padre Tonucci e Grupo Escolar Amélio Cordier. Os estudante participam de atividades educativas, lúdicas e de conscientização.

gabriela oliveiraPoliciais da BCS do Monte Cristo, numa linguagem acessível às crianças e no contexto social em que elas vivem, abordam temas como Polícia Amiga, direitos fundamentais e deveres, drogas e seus efeitos, violência nas escolas, higiene e saúde, relacionamento familiar.

Gabriela Oliveira Santos, 9 anos, estudante do 3º. ano do ensino fundamental, afirma que “a gente é orientada sobre a atuação da polícia pra defender a comunidade e também para o risco das drogas”. Perguntada sobre a profissão que pretende seguir, Gabriela responde sem hesitar: “policial militar”. “Ficamos sabendo dos riscos do mundo do crime para os jovens e também como é importante se manter no bom caminho e respeitar nossos pais e professores”, diz duzi darliCarlos Henrique Oliveira Lopes, de 9 anos, que a exemplo de Gabriela também pretende ser policial.

 

Mudança de comportamento

A vice-diretora da Escola Municipal Verdes Campos, Duzi Darli Pereira Matos ressalta que “a gente percebe uma mudança no comportamento dos alunos, com a diminuição da agressividade, a valorização da família e da escola, evitando cair no mundo da marginalidade, que é uma coisa bem próxima da realidade dessas crianças”. ”Essa é uma oportunidade para que eles possam trilhar um novo caminho”, diz.tenente Heidilane

O soldado PM Lucas Curvelo, da Base Comunitária do Monte Cristo, que participa do projeto, afirma que “é gratificante poder contribuir para integrar ainda mais a polícia com a comunidade, incutindo nas crianças noções de cidadania”. “É preciso que as crianças passem a ver a polícia como uma instituição amiga, que existe pra combater o crime e proteger a população”, afirma Lucas.

Para a comandante da Base Comunitária do Monte Cristo, Tenente PM Heidilane Nascimento, “o projeto é uma ação preventiva, orientando as crianças sobre seus direitos e deveres e aproximando os pais das escolas e mostrando que eles também têm responsabilidades no processo de formação dos filhos”. De acordo com Heidilane, “a Base Comunitária tem esse foco na prevenção, promovendo e apoiando ações que melhoram a qualidade de vida da população”.

BCS Monte Cristomãos que previnem

Implantada no dia 21 de setembro de 2012, a Base Comunitária de Segurança do Monte Cristo que integra o programa estadual Pacto pela Vida, é uma ferramenta de policiamento comunitário com o objetivo de promover a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade. Sua atuação abrange os bairros Monte Cristo, Antique, Santa Inês e Pedro Fontes.

“Papel das empresas é fundamental”, diz Rui em convocação para combater o Aedes

rui empresarios aedes

Lideranças do empresariado baiano estão reunidas na manhã desta terça-feira (23), no auditório do Senai/Cimatec, em Salvador, onde o governador Rui Costa convoca o segmento para a mobilização de combate ao Aedes aegypti. O encontrou começou com uma palestra do subsecretário estadual da Saúde, Roberto Badaró, que apresentou como se dá a transmissão da dengue, da chikungunya e da zika e ainda quais as medidas podem ser adotadas para se evitar a proliferação do mosquito e das doenças.

“Hoje é o dia dos empresários, da área do comércio, da indústria e do serviço de ingressarem nessa mobilização que cabe a qualquer cidadão. E o papel das empresas é fundamental porque elas podem conscientizar os seus trabalhadores para tornarem-se fiscais e multiplicadores dessa campanha”, afirmou o Rui. Segundo ele, as empresas que têm atendimento ao público, principalmente no comércio, podem contribuir ainda mais com a ação.

Ao longo das últimas semanas, o governador Rui Costa tem intensificado as ações em todo o estado, buscando alertar a população sobre os riscos da epidemia e a necessidade de combate sistemático aos focos de criadouros.

Nesta quarta-feira (24), às 9h30, o encontro será com os movimentos sociais e lideranças religiosas, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), no Centro Administrativo da Bahia (CAB). “Eu entendo quem faz um Estado uma nação é o seu povo. Por isso, acho essa reunião importante para que possamos mobilizar diversos seguimentos da sociedade com milhares de baianos”, enfatizou Rui.

Potiraguá pode ganhar novas fábricas

poti empresas

O prefeito de Potiraguá, Luiz Soares, se reuniu com os empresários Karl Vasconcelos, que possui fábricas de processamento de assaí, e Antônio Tavares, que atuam no setor de confecções. Eles pretendem instalar unidades no Distrito de Itaimbé (Coréia) e visitaram áreas no local, acompanhados do prefeito. Os projetos de instalação das fábricas serão encaminhados à Sudic.

Luiz Soares, responsável pela abertura da fábrica   de calçados Renata Mello, (que ocupa a planta industrial da Azaléia), está otimista em relação a novos empreendimentos em Potiraguá. “Criamos todas as condições para que as empresas se instalem no município, gerando emprego e renda”, diz o prefeito.

“Tem agente público vestindo a camisa do PSDB”, diz líder do PT

 

afonso f(do Brasil 247) – O líder do PT na Câmara, deputado federal Afonso Florence (BA), afirmou nesta segunda-feira (22) que há agentes públicos “vestindo a camisa do PSDB” e que isso compromete a imagem das instituições de investigação e fiscalização do Estado. A avaliação foi feita durante entrevista coletiva na Câmara. “Nós queremos zelar pelas instituições, pela democracia. E a democracia é o império da Lei. Há distorção com foco no PT, nas contas da presidenta Dilma, e no ex-presidente Lula, e um diversionismo em relação a provas contundentes em relação ao PSDB. Hoje, temos a blindagem do PSDB e a condenação prévia do PT, sem provas”, declarou Florence.

O parlamentar defendeu a independência dos órgãos de controle, mas considera que há parcialidade e interesses políticos conduzindo o trabalho de alguns agentes públicos. “Certamente instituições de Estado devem investigar, mas que tem gente vestindo a camisa do PSDB, tem. Quando a pessoa passa em um concurso é para agir em defesa do Estado, mas alguns indivíduos estão agindo em nome de interesses políticos específicos, porque há acobertamento. O ataque ao presidente Lula é vil e é ilegal. Há tão somente uma busca de pistas malograda, pois não há nenhum indício em relação a participação do presidente Lula em qualquer ato ilegal. Já em relação a FHC, em relação ao Aécio, há três delações premiadas e não há investigação, na Lava Jato nenhum tucano é investigado”, argumentou o petista.

:: LEIA MAIS »





WebtivaHOSTING // webtiva.com.br . Webdesign da Bahia