:: 5/fev/2016 . 18:00
Moros Operandi
Enquanto isso numa delegacia (da KGB, da Stasi, da Gestapo?) em Curitiba…
Juiz- Todos esses desvios na Petrobrás começaram com o PT, não foi?
Delator- Na verdade começaram com o PSDB e o PT continuou, só que com o PSDB era tranquilo, porque ninguém apurava nada.
Juiz- Não estamos aqui para ouvir sua opinião e o nosso foco não é o PSDB, mas o PT…
Delator- Mas seu juiz, se eu mentir na delação a minha pena vai aumentar…
Juiz- Então limite-se a responder o que nós mandamos, perdão perguntamos. E nós queremos nomes, ou melhor um nome…
Delator- Que nome, doutor, seja mais claro…
Juiz- Não se faça de besta, rapaz. Você sabe o que estou falando. Um nome, o nome que nós queremos ouvir…
Delator- Um nome?
Juiz- Sim um nome. Sei que você gosta de frutos do mar. Comporte-se bem e hoje terá um belo almoço…
Delator- Huuuumm. Frutos do mar, meu prato predileto. Ostras, mexilhão, caranguejo, polvo…
Juiz- E lula..;.
Delator- Lula também.
Juiz- Japa, edite ai a delação e vaze pra imprensa a parte que ele diz “Lula também”. Já temos a manchete da Folha, do Estadão, do Globo e do Jornal Nacional…
Casos de zika vírus superam dengue em Itabuna
“Os casos de zika vírus, uma das viroses mais graves transmitidas pelo Aedes Aegypti, superam a dengue. Mas a grande preocupação é saber que em praticamente em todas as residências existem pequenos focos de larvas, a exemplo de um simples bebedouro de parede e ou reservatório de água da geladeira”. Foi o que disse o secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, durante palestra na noite da quinta-feira, no Rotary Clube Itabuna Sul.
O secretário foi convidado para uma reunião ordinária da entidade para falar sobre “prevenção e tratamento da microcefalia”. Por cerca de meia hora, Paulo Bicalho mostrou, por meio de gráficos e vídeos, a origem do mosquito que surgiu na África e ganhou o mundo, os números no Brasil, na Bahia e em Itabuna e como tem se proliferado rapidamente.
Também falou dos efeitos noviços para a população infantil, adulta e idosa, sobre a gravidade do momento atual e deixou claro que a situação para os próximos meses não é nada animadora. O secretário Paulo Bicalho acredita que, entre os meses de março e abril, metade da população itabunense deverá contrair viroses.
Conselheiro Nacional de Assistência Social visita Potiraguá
A Secretaria de Ação Social de Potiraguá recebeu a visita de Djalma Costa, integrante do Conselheiro Nacional de Assistência Social. Durante a visita, ele expressou a sua satisfação pelo “trabalho realizado e os frutos alcançados pelo profissionalismo e comprometimento da equipe da Ação Social de Potiraguá”.
.
A Primeira-Dama e Secretária de Ação Social Agda Lúcia disse que “ficamos muito felizes em receber o conselheiro nacional no município” e reafirmou seu compromisso com os programas e ações que melhoram a vida das pessoas carentes no município.
Emasa anuncia normalização do abastecimento de água em Itabuna
Com as chuvas que caíram nas bacias dos rios Colônia e Salgado, tributários do Cachoeira, e no Rio Almada, que supre a captação de Rio do Braço, a Emasa já começa a normalizar o abastecimento de água para a população de Itabuna que, no máximo na próxima semana, atingirá o nível de antes da escassez hídrica. O sistema de captação, tratamento e distribuição sofreu graves prejuízos em decorrência da severa estiagem, no Sul do Estado, de cerca de 180 dias de duração, que causou a escassez nos reservatórios e torneiras e elevou os níveis de cloretos tornando a água salobra.
A partir desta sexta-feira estão sendo captados 400 litros por segundo no manancial do Rio do Braço, em Ilhéus, e 350 litros por segundo em Nova Ferradas, índice que atende às necessidades normais de abastecimento à Itabuna. Além disso, garantiu que a água atualmente ofertada encontra-se dentro das especificações definidas pelo Ministério da Saúde, portanto apropriada para consumo humano.
Dois quilos de drogas são apreendidos em Ilhéus
Por volta das 5h desta sexta-feira policiais militares da 70ª CIPM prenderam Silvio Santana Santos, 20 anos, por tráfico de drogas, no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus.
Após investigações do Setor de Operações de Inteligência da 70ª CIPM, guarnições foram acionadas para verificar a existência de um ponto de venda de drogas no bairro Teotônio Vilela. No local, os policiais encontraram o suspeito com um quilo de maconha em tabletes, um quilo de cocaína prensada, 29 papelotes de maconha, 40 papelotes de cocaína, uma balança e um carregador de pistola Glock com dois cartuchos. O suspeito e todo material apreendido foram encaminhados para a delegacia da cidade
Rui acompanha Olodum e show de Paulinho da Viola no Pelourinho
A tradicional saída do Bloco Olodum do Pelourinho (Circuito Batatinha), nesta sexta-feira (5), às 19h, será acompanhada pelo governador Rui Costa, que também prestigia as atrações, a exemplo de Paulinho da Viola, que irão se apresentar no local.
A saída do Olodum, prevista para as 19h, parte da Rua das Laranjeiras, em frente ao prédio da Escola Olodum, e se dirige ao Terreiro de Jesus. Já Paulinho da Viola faz show no Largo do Pelourinho a partir das 20h desta sexta. Este ano, artistas de destaque nacional irão se apresentar no circuito Batatinha, que recebeu o título “Bahia: Terra Mãe do Samba”, onde estão previstas mais de 200 atrações promovidas pelo governo baiano nos largos e praças do Pelourinho. Além dos shows, o Pelourinho terá desfile de orquestras e quatro dias de baile infantil.
Ilhéus instala Pronto Atendimento para dengue, zica e chikungunya
A Secretaria de Saúde montou o Pronto Atendimento para casos suspeitos de dengue, zica e chikungunya em Ilhéus. A unidade, que começa a funcionar na próxima quinta-feira, 11, de segunda a sábado, das 7 às 17h, está localizada na travessa Santa Isabel – em confluência com a Avenida Soares Lopes –, centro, nas proximidades do Centro de Convenções. O equipamento, de acordo com o secretário Antonio Ocké, vai contar com equipe multidisciplinar formada por supervisor, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e de coleta de sorologia, além de ambulância de plantão.
A superintendente técnica da Sesau, Gleiciane Birschner, orienta que qualquer sintoma, a exemplo de febre, dores de cabeça e no corpo e manchas vermelhas na pele, as pessoas devem procurar o P.A. da Dengue. Ela informou ainda que para diagnóstico preciso, a unidade conta com serviço laboratorial, sala de coleta de amostras de sangue e exame de sorologia para a dengue. A iniciativa atende às determinações do Ministério da Saúde.
Por sua vez, o secretário Ocké reafirmou o esforço da atual gestão em reduzir os casos de dengue no município, e oferecer tratamento rápido e efetivo aos ilheenses infectados pelo vírus. “O novo espaço é amplo, todo climatizado, onde os pacientes vão receber toda atenção especial dos nossos técnicos especializados. Mas é bom sempre ressaltar que a população também deve tomar as medidas de prevenção, observando se existe água parada em suas casas”.
Médico alerta para os cuidados com os olhos durante o carnaval
Verão, é tempo de praia, sol e diversão. E neste final de semana começa o carnaval, a maior festa popular do Brasil, que em cidades baianas como Salvador, Porto Seguro, Canavieiras e Itacaré reúne milhares de pessoas em grandes aglomerações. Para aproveitar esse período com alegria e sem riscos, é preciso tomar alguns cuidados. ”Não é apenas a pele que precisa de cuidados especiais. Muito sensíveis também, os olhos necessitam de proteção. A luminosidade da estação, os raios ultravioletas e um mergulho no mar ou na piscina podem acarretar problemas”, alerta o médico oftalmologista Dr. Tiago Rosa, do Hospital de Olhos Beira Rio, em Itabuna.
Segundo ele, “vivemos num país tropical, porém não temos o hábito de proteger os olhos da exposição solar que é intensa durante todo o ano, principalmente no verão”. “É comum as pessoas não utilizarem óculos de sol ou utilizarem produtos piratas sem nenhum fator de proteção solar, colocando em risco a saúde dos seus olhos”, alerta. O principal perigo é a radiação ultravioleta (UV), raios invisíveis, que aumentam as chances de desenvolvimento de catarata, pterígio (membrana que cresce sobre a córnea ), câncer de pele nas pálpebras e degenerações de retina.
Durante o carnaval, a exposição é ainda maior pois além das brincadeiras aparentemente inofensivas com a aspersão de jatos de água para refrescar, outras substâncias também são lançadas e podem atingir diretamente os olhos, causando desde pequenas inflamações até queimaduras químicas. E durante a noite nos grandes centros da folia, a presença dos trios elétricos com sua iluminação que utiliza fachos de luz a laser, pode atingir os olhos diretamente causando queimadura na retina.
PROTEÇÃO AOS OLHOS
O Dr. Tiago Rosa lembra ainda que “outra doença muito comum nesta época é a conjuntivite. O maior contato com outras pessoas, a aglomeração em ambientes públicos às vezes em condições higiênicas inadequadas, facilita a transmissão da conjuntivite”. A conjuntivite e outras inflamações também perigosas não são transmitidas pelo ar e sim por contato direto, principalmente, pelas mãos ou toalhas “
Para evitar a conjuntivite é necessário manter a higiene, lavar sempre as mãos, evitar na medida do possível, ambientes poluídos ou fechados e não coçar os olhos. “Olhos vermelhos, coçando, lacrimejando ou com aquela sensação de areia podem ser sinais da doença. É preciso procurar um oftalmologista. Infecções oculares ou conjuntivites não tratadas corretamente podem levar a problemas mais sérios”, alerta o médico oftalmologista.
Em curto prazo vê-se, com frequência, ressecamento e queimaduras da superfície ocular, cujos sintomas podem ser aliviados com o uso de colírios umidificantes, que são indicados, principalmente, para os usuários de lentes de contato. Como o efeito do sol nos olhos é cumulativo, doenças mais sérias como: catarata, degeneração retiniana, pterígio e tumores das pálpebras só vão aparecer anos depois.
“A prevenção é fundamental. Para proteger os olhos e a visão, recomenda-se utilizar óculos de sol com filtro UV. O uso de chapéu ou boné também reduz a radiação UV que atinge os olhos e a pele da face”, diz o Dr. Tiago. Pessoas de qualquer idade devem usar óculos de sol com filtro UV, mesmo aquelas que vão á praia e permanecem na sombra, pois a radiação UV pode ser refletida na água ou na areia .
Os óculos também que podem ser feitos com grau, elas devem ser de boa qualidade para filtrar 100% da radiação UV. Lentes de baixa qualidade (óculos piratas) podem provocar dor de cabeça e fadiga ocular, pois são feitas de materiais de procedência duvidosa enganando seu bolso e seus olhos. Além desse efeito protetor, os óculos de sol também fornecem conforto visual ao reduzir o brilho da luz visível.