Hoje às 14 horas, entra em funcionamento o Centro de Operações de Emergências em Saúde, localizado no quarto andar, do Edifício Tecnocentro, no Parque Tecnológico. Esta é uma medida enérgica, a fim de atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano e o estabelecimento das medidas de vigilância, controle e atenção. A coordenação é da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e conta com a participação de outros órgãos estaduais, governo federal, além de especialistas de diversas áreas.

Entre as responsabilidades dos participantes está a deliberação das ações, a exemplo do envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, bem como o estabelecimento de um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos.

Os veículos de imprensa interessados na cobertura devem chegar com pelo menos 30 minutos de antecedência. Isto se faz necessário devido ao cadastro para acessar o Centro Integrado de Comando e Controle Regional. Entrevistas serão concedidas antes da reunião. Os profissionais de imagem poderão fazer fotos e vídeos no início do encontro. Devido o caráter estratégico, as discussões serão restritas aos convidados, não sendo possível a permanência dos repórteres durante a reunião.