sapO município de Sapeaçu, no recôncavo baiano, recebe, nesta quinta-feira (10), um conjunto de ações nas áreas de infraestrutura hídrica, incentivo à produção rural, geração de emprego e renda e regularização fundiária. No início da manhã, o governador Rui Costa inaugurou uma fábrica de biscoitos do Grupo de Mulheres Produtivas Flor do Sertão, no distrito de Canabrava.

Já na sede municipal, o governador anuncia a universalização do acesso à água no município, entrega máquinas e equipamentos agrícolas para o Consórcio Desenvolvimento Sustentável Território do Recôncavo, um sistema de abastecimento de água para atender os povoados Brito, Quiamba e Macaúbas e 201 títulos de terra para moradores de nove municípios da região, além de assinar ordem de serviço para implantação de um sistema de abastecimento de água para os povoados de Baixinha, Ponto Certo, Pacheco, Bebe Água e Pau Preto. Na oportunidade, Rui também visita o Colégio Estadual Dr. Eliel da Silva Martins.

Durante a inauguração da fábrica de biscoitos, o governador ressaltou a importância da unidade, que representa um investimento de R$ 160 mil, para o desenvolvimento da região. “Estamos fomentando a agricultura familiar nos municípios do recôncavo. Esta é a nossa aposta: gerar emprego nos municípios, tanto na sede, como na zona rural. Para isso estamos trabalhando muito”, disse.

A coordenadora da fábrica, Solange Aparecida, 46 anos, explica que o grupo mulheres conseguiu os recursos para montar a unidade por meio de um edital da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). “Antes, nós éramos dez mulheres que fazíamos bolachinhas manualmente, em condições precárias. Mas tínhamos o sonho de construir essa minifábrica e ter os equipamentos para poder trabalhar melhor. Agora podemos produzir bolos de aipim, puba, diversos tipos de biscoito e outros produtos”, conta.